Muniz Freire dá mais um passo em direção à concretização do Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria. Na noite desta segunda-feira (15), moradores, autoridades, representantes do trade turístico e empreendedores conheceram os projetos conceitual e visual do futuro Complexo, durante evento no cerimonial Di Carla, que fica no município.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Muniz Freire e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que, juntos, querem reposicionar o território como um dos novos polos de turismo de experiência do estado. Considerada um marco histórico para o município, a apresentação do diagnóstico arquitetônico e da identidade visual dá início a esse reposicionamento e começa a materializar um sonho, de longa data, do prefeito Dito Silva.
“O projeto da Fazenda Santa Maria está lindo, e foi pensado para valorizar a riqueza cultural, ambiental e turística da região. Ninguém constrói nada sozinho, e esse projeto foi construído depois de muito diálogo com a sociedade, lideranças regionais, e o apoio de entidades como o Sebrae/ES”, ressaltou o prefeito. Dito defendeu o turismo como motor de desenvolvimento regional e revelou a intenção de envolver escolas, criar roteiros de cachoeiras e museus, inspirando-se em outras experiências bem-sucedidas.
O prefeito lembrou que foi preciso coragem para avançar com o processo na Fazenda, mas que sempre acreditou que poderia construir um município melhor e mais forte conversando com a sociedade. “Isso não é meu, isso não é do Sebrae, isso é do nosso povo do Caparaó. Vamos fazer com que esse município avance a cada dia. Agradeço a todos os parceiros, que têm feito tanto por Muniz Freire”.
Ousadia e ação
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, afirmou, durante sua fala no evento, que a instituição só se uniu ao projeto porque existia uma vontade muito grande da gestão. “O Sebrae não vai entrar em nenhum território se não houver vontade da administração municipal. Entramos com a nossa expertise, com a nossa determinação, mas precisa ter a vontade da administração, e aqui, nós encontramos não só vontade, nós encontramos uma administração ousada”.
O superintendente disse ainda que é preciso muita ação e motivação para que o município possa elevar seus destinos turísticos. “Precisamos criar produtos para levar esses atrativos para o cenário das principais agências de viagem do Brasil. Nós acreditamos muito nesse tipo de ação. A entrega completa vai demorar um pouco mais, mas a gente quer fazer entregas em 2026”.
Para Pedro é essencial envolver a comunidade local e trazer também as crianças para que acompanhem o desenvolvimento desse projeto. “É assim que a gente vai trazendo a comunidade para um pertencimento. É preciso que a comunidade entenda a proposta e participe, não só a comunidade de forma geral, mas a comunidade empreendedora também, para que possa fazer parte”.
Um lugar único
O gerente da regional Caparaó do Sebrae/ES, Anderson Baptista, salienta que o projeto nasceu do reconhecimento da singularidade do local, que é a edificação mais antiga do município. “Símbolo das transições econômicas e sociais do século XIX, a Fazenda Santa Maria é marcada pela memória da escravidão, pela força da imigração italiana e pela evolução da produção cafeeira. Ao reunir elementos históricos, culturais, naturais e arquitetônicos, o local desponta como espaço estratégico para a criação de um complexo turístico multifuncional, voltado à experiência, à educação patrimonial e ao desenvolvimento sustentável”.
Desde a primeira etapa, o projeto tem sido marcado pela participação ativa da comunidade. Oficinas, visitas técnicas e workshops de cocriação reuniram moradores, empreendedores, lideranças locais, produtores e representantes do trade turístico. A escuta coletiva confirmou os elementos mais representativos de Muniz Freire (como a forte presença da imigração italiana, os cafés especiais, a gastronomia e a riqueza natural), consolidando a visão de que a Fazenda Santa Maria deve refletir a identidade e os valores do território.
“Esse processo colaborativo reforçou ainda o sentimento de pertencimento e o compromisso da população em transformar a Fazenda Santa Maria em um atrativo construído com e para o município, capaz de dialogar com as tendências de turismo sustentável e de experiência que vêm ganhando força no Espírito Santo”, acrescentou Anderson.

Conceito e identidade visual
A proposta apresentada no evento, pela consultoria Balaio Design, prevê um conjunto de estruturas e ambientes capazes de dar novos usos ao patrimônio preservado, transformando o casarão, o parque natural e as áreas externas em espaços de convivência, cultura, turismo e empreendedorismo. O conceito contempla possibilidades como museu interpretativo, espaços culturais, áreas gastronômicas, ambientes para eventos, trilhas, vivências rurais, loja de produtos locais, horta e pomar produtivos, além de áreas destinadas a experiências ligadas ao café, à história e à natureza.
Um estudo preliminar do casarão e das áreas externas está em desenvolvimento, com diagnóstico de conservação, levantamento arquitetônico e diretrizes para restauração e requalificação do patrimônio. O objetivo é assegurar intervenções responsáveis, que preservem a autenticidade da edificação e deem início a um novo ciclo de uso turístico. A identidade visual do Complexo Fazenda Santa Maria foi concebida para expressar o simbolismo histórico, a força emocional do território e sua vocação para experiências que conectam passado, presente e futuro.

Confira as projeções:



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