Em uma parceria inédita, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Capitania dos Portos assinaram um termo de cooperação técnica voltado especialmente para militares que já tenham cumprido a prestação do serviço militar. Com isso, militares da organização terão a chance de desenvolver habilidades empreendedoras, além de receber noções de gestão, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Alline Zanoni, gerente de Relações Institucionais do Sebrae/ES, ressaltou que parceria inclui ainda uma atuação conjunta em projetos sociais, como o que atende crianças em situação de vulnerabilidade no município de Vila Velha, por meio do programa Jovens Empreendedores, além do apoio às famílias dessas crianças com o Programa Plural, ampliando o impacto social da iniciativa. Outro grupo identificado que também vai receber atenção das instituições é o de pescadores.
“A Marinha é indutora do crescimento. A gente também precisa contribuir para o desenvolvimento da sociedade, do país, das empresas. Nesse sentido, acho que esse termo de cooperação segue bem nessa linha. Aproveitamos a estrutura que o Sebrae tem para dar oportunidade para o pessoal que vai para a reserva”, ressaltou o Capitão de Fragata Wendel Armani, atual Capitão dos Portos do Espírito Santo. As conversas entre as duas instituições tiveram início em 2025, quando o Sebrae/ES ofereceu capacitação e formação profissional para jovens, pescadores, profissionais temporários da Marinha e pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas por projetos sociais.

Para o diretor-técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, essa atuação conjunta permite que as duas instituições cumpram seus papéis de contribuição para o desenvolvimento da sociedade. “O quão bom é viver esse momento em que instituições como o Sebrae e Capitania dos Portos podem atuar juntos pelo desenvolvimento, pela cidadania, pela proteção da nossa sociedade, cada qual cumprindo o seu papel. Nossa sociedade se desenvolve pela firmeza das suas instituições. Essa inovação que estamos propondo é muito bem-vinda no fortalecimento da nossa economia e da nossa sociedade como um todo”.
“Estamos prontos para capacitar os militares da Capitania e levar um pouco do empreendedorismo para esse público. O Sebrae está envolvido em uma grande quantidade de ações em todo o Espírito Santo. A Capitania pode contar conosco para futuras parcerias”
Alline Zanoni, gerente de Relações Institucionais do Sebrae/ES

—
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
–
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

