ASN ES
Compartilhe

Mulheres que Inspiram: “Empreender pra mim é como respirar”

Margô é inspiração e perseverança no empreendedorismo.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

Da roupinha de bonecas na infância até a pousada Canto do Rio, no Caparaó capixaba. O empreendedorismo sempre esteve presente de maneira especial na vida da Margô Loureiro. A empreendedora já passou por diversas experiências, tanto no Espírito Santo quanto em outros estados.

O empreendedorismo sempre esteve presente de maneira especial na vida de Margô Loureiro.

A primeira vez que empreendeu de forma consciente foi após uma demissão, em 1997, quando abriu a Imagem, uma agência de publicidade. Mas ela ainda se recorda do primeiro contato com o empreendedorismo.

“Eu comecei, na verdade, na infância. Minha mãe era costureira e eu fazia roupinhas de boneca para vender, aí comecei a fazer curso de pintura, e produzia para uma loja de roupinhas de crianças”, relembra Margô.

Já adulta e depois da agência de publicidade, ela passou pelos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia com empreendimentos na área do turismo, até que voltou para terras capixabas com foco em trabalhar no segmento de alimentação. Abriu o Tia Maria Congelados, que logo depois se transformou no Santíssimo Restaurante e Pizzaria.

“O empreendedorismo na minha vida é tudo. Empreender para mim é como respirar, é estar viva. A pandemia me levou tudo que eu tinha construído nos últimos dez anos e a única maneira de sobreviver a esse desastre foi empreender novamente”, conta Margô.

A nova experiência da empreendedora é uma hospedaria no Caparaó capixaba. A pousada Canto do Rio envolve a necessidade de empreender com o encantamento pela região. Com três quartos e área de camping, a pousada consegue receber eventos restritos, e é uma ótima opção para quem busca por tranquilidade.

A pousada Canto do Rio, localizada na Região do Caparaó, é a nova experiência da empreendedora.

A analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) na região do Caparaó, Kelly Machado, ressalta que apesar da predominância dos homens como empreendedores, as mulheres estão conquistando espaços, especialmente nos negócios familiares.

“Mulheres lideram com responsabilidade e competência em suas iniciativas empreendedoras, mas destaco o caráter familiar da atividade no Caparaó, e dentro da família a participação feminina é fundamental. Recebemos demanda de mulheres empreendedoras em busca de oportunidades de melhorias para os seus negócios e, algumas vezes, quando o homem vem sozinho ao atendimento e informa a participação da esposa, pedimos para trazê-la e, não raro, a participação dela se mostra fundamental na gestão da empresa”, ressalta a analista.

Os últimos empreendimentos de Margô estão ligados aos segmentos que, proporcionalmente, mais têm mulheres em atividade no Espírito Santo. Cerca de 60,9% dos negócios do setor de alimentação e alojamento são geridos por mulheres, ou seja, 30.396 mil empreendedoras.

“A mulher tem muita força e a gente tem que ir para a linha de frente mesmo, quebrar barreiras e fazer coisas. Esse lugar de empreender é lugar de mulheres. Não se deixe abater pelo preconceito. A gente evoluiu, então esse bastão de estar à frente no empreendedorismo é nosso. A mensagem que eu deixo para mulheres é para elas continuarem sendo guerreiras. Eu estou cercada de mulheres assim e quero estar ainda mais”, finaliza Margô.

Presença do Sebrae/ES

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) sempre esteve presente em todos os negócios abertos pela Margô Loureiro.

“Eu sempre busco o Sebrae/ES nas minhas decisões e tenho um apoio incrível. O Sebrae/ES tem sido um super parceiro desde sempre, até para o projeto do Canto do Rio eu busquei pelo apoio da instituição”, conta a empreendedora.

A postura da Margô é uma inspiração para que outras mulheres que empreendem ou desejam abrir o próprio negócio também busquem pelo Sebrae/ES, que especialmente, durante todo o mês de março, está oferecendo serviços específicos para mulheres.

Através do site https://cliente.sebraees.com.br/empreendedorismo-feminino,  é possível ter acesso a um diagnóstico da inteligência emocional por meio da ferramenta Assessment Self, e com o mapa comportamental em mãos, pode ainda buscar pela mentoria que vai analisar os resultados do diagnóstico e indicará atividades relacionadas a tomada de decisão, aumento da autoestima, autoconfiança e liderança. Quem solicitar a mentoria ganha ainda uma trilha de desenvolvimento gratuita.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso          

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-