ASN ES
Compartilhe

Consultorias gratuitas para MEIs ampliam oportunidade dos negócios

A empresária Daiane Machado, do ramo da moda, investiu nas vendas por aplicativo após visita do consultor do Sebrae/ES.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

A empresária Daiane Machado, 32 anos, começou a perceber a importância de um bom atendimento online de suas clientes. Poucos dias depois de receber a consultoria gratuita do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), constatou o aumento no número de pedidos via WhatsApp Business. “Eu passei a usar o serviço, organizei o catálogo que o aplicativo oferece, e as pessoas começaram a pedir as peças de roupas. Até fiz algumas entregas”, relata a empreendedora.

As empresárias Daiane Machado e Maria Machado recebem o consultor do Sebrae/ES em sua loja, a Feminina's

A mudança começou depois que Daiane recebeu em sua loja, a Feminina’s, a visita de um consultor do Sebrae/ES. O consultor esteve presencialmente, conversou com a empresária sobre seu negócio, tirou dúvidas e a ajudou a transformar sua conta no aplicativo para o modelo business. O atendimento seguiu online e, aos poucos, Daiane vem organizando o serviço. Ela até já integrou o WhatsApp às outras redes sociais, como o Instagram.

Consultorias gratuitas

A Loja Feminina’s fica no bairro Campo Grande, em Cariacica. Essa é uma das áreas atendidas pelo projeto realizado pelo Sebrae/ES em bairros da Grande Vitória, que prevê, até o dia 15 de novembro, uma série de atendimentos gratuitos a Microempreendedores Individuais (MEIs). Os 11 consultores envolvidos no projeto vão visitar os empreendimentos de 36 bairros de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana.

Esses profissionais fazem os atendimentos aos MEIs desses bairros e prestam consultorias gratuitas rápidas para os empreendimentos, com orientações de vendas em datas especiais, sugestões de como o empreendedor pode se aproximar dos clientes através das redes sociais, assim como a oferta de serviços que o Sebrae/ES pode oferecer aos empresários.

“Estamos levando esse atendimento para os empreendimentos localizados em bairros que têm grande concentração de MEIs e que ainda não receberam atendimento do Sebrae, neste ano. É um serviço que acontece porta a porta, através da aplicação de um diagnóstico local e com orientações ao MEIs nos assuntos relacionados ao seu negócio”, explica Leonidio Pinheiro, Gerente da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae/ES.

Atendimento

Com duração de 1 hora, o atendimento inclui a aplicação do diagnóstico e a devolutiva imediata ao empreendedor. Nessa devolutiva, o consultor pode falar sobre o ambiente interno do estabelecimento, dar orientações de vitrine e fachada, passar informações sobre a marca, explicar formas de pagamento, orientar nas vendas ou, por exemplo, dar dicas sobre finanças e contribuir com um planejamento para mudança. Assim como também podem falar sobre a presença digital do empreendimento, o que foi feito com a Daiane.

Após a consultoria, ela começou a pensar em capacitação. Coincidência ou não, Daiane estava acessando o site do Sebrae/ES, buscando por formação online e gratuita, quando o consultor chegou à sua loja. “Fiz algumas oficinas e cursos, em 2020, e gostei, Já estava de olho nas opções gratuitas para o marketing digital e logo devo me atualizar”, diz a empresária.

Afinal, a loja já está no mercado desde 2013, e passou a funcionar em Campo Grande a partir de 2019. Quem começou a empresa foi a mãe de Daiane, a Maria Machado, 65 anos. Agora, é a filha quem segue à frente do empreendimento. E ela sabe que o mercado digital pode contribuir para aumentar as vendas.

Retorno

“Eu confesso que sou péssima com redes sociais. Mas o atendimento online é necessário. O consultor me apresentou muitas ideias e ajudou a abrir meus olhos para esse serviço. Agora é estudar e seguir avançando, porque se eu consegui montar o catálogo digital, também consigo fazer mais”, conta a empresária.

O retorno dos primeiros dias, após a visita do consultor, a motivou a seguir em frente. “Consegui dar mais visibilidade para as roupas, e vou seguir investindo nesse formato. Até porque, hoje, as pessoas passam muito mais tempo em redes sociais. O próximo passo é aprender a fazer vídeos. Já tenho alguns salvos, agora é seguir adiante e começar a publicar”, disse Daiane.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso          

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-