Para alcançar melhores resultados para a cafeicultura do Espírito Santo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com a participação de diversos parceiros estratégicos, estão trabalhando um grande planejamentoem prol de mais desenvolvimento para o setor.
Nesta quarta-feira (25) foi realizado o evento de abertura do Workshop do Programa Estadual da Cafeicultura, que contou com a presença de lideranças do Espírito Santo, do setor público e privado, representando todos os elos da cadeia produtiva, demonstrando a predisposição de unir esforços em prol do desenvolvimento da cafeicultura.

O trabalho deste Programa Estadual da Cafeicultura teve início em 2020, com análise de dados de mercado e diversas iniciativas disponíveis, além de ouvir mais de mil integrantes da cadeia produtiva, sendo 920 produtores e 301 não-produtores.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato,o objetivo é unir esforços para estruturar ainda mais a cadeia produtiva do café em todo o estado. “Hoje demos um passo importante, de início à estruturação e governança deste programa. Sabemos dos desafios que essa proposta nos impõe, mas temos a convicção de que, juntos, e com convergência de propósitos, cumpriremos com esta missão de gerar diversas melhorias e mais desenvolvimento para a cafeicultura capixaba”, afirma.
O evento contou com uma palestra da diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Vanusia Nogueira, onde foram destacados aspectos como sustentabilidade, equilíbrio entre oferta e demanda, economia circular e ESG (Governança Orientada para o Ambiental e Social).
Vanusia abordou sobre o uso racional de agroquímicos e da rastreabilidade – condições hoje impostas pelo mercado internacional. E destacou ainda que o Espírito Santo tem aspectos peculiares que podem ser trabalhados como vantagens competitivas, como o fato de ser um estado com produção expressiva de arábica e de conilon, condições logísticas, mercado consumidor consciente.
Nesta quinta-feira (26) será realizado um workshop, com oficinas colaborativas e planejamento.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-
