ASN ES
Compartilhe

Agravamento da pandemia reduz faturamento e otimismo dos empreendedores capixabas

Número de empresas endividadas também aumentou e extensão de linhas de crédito é principal solução apontada por empreendedores.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

O agravamento da pandemia em todo país afetou diretamente o faturamento das empresas.Dos estabelecimentos entrevistados no Espírito Santo durante a 10ª edição da pesquisa de impactos da pandemia sobre os pequenos negócios, 64% afirmaram que houve uma queda no faturamento de 2020 em relação ao de 2019, de em média 54%.

As datas comemorativas do fim de ano, como Black Friday, Natal eReveillon, não foram suficientes para manter a recuperação do faturamento que já vinha sendo registrada nos últimos meses. Para 67% das empresas, essas datas não impactaram o negócio.

O novo cenário da pandemia também mexeu com o otimismo dos empresários capixabas que agora acreditam que a situação só deve ser normalizada em setembro de 2022.

“Mesmo com o funcionamento de 81% das empresas atuantes no Espírito Santo, mais da metade delas, cerca de 52%, afirma ainda ter muita dificuldade para manter o negócio. É importante que os empresários continuem seguindo as orientações das autoridades da saúde, as diretrizes do Governo do Estado, a higienização de seus negócios, uso obrigatório de máscaras, distanciamento, o que for preciso para que o contágio da Covid diminua. Lembramos também que o empreendedor pode continuar contando com o Sebrae/ES, por meio de atendimentos remotos, consultorias e capacitações online”, ressalta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Medidas Governamentais

Entre as medidas governamentais que mais compensariam os efeitos da pandemia nos pequenos negócios, os empresários acreditam que a extensão das linhas de crédito com condições especiais seja a melhor opção para o momento, seguido da extensão do auxílio emergencial.

Dívidas e acesso ao Crédito

A maioria das empresas capixabas não possui dívidas (35%) ou está com suas contas em dia (32%). Cerca de 33% está com as contas em atraso, um aumento de 3 pontos percentuais se comparado aos dados da pesquisa anterior.

O empréstimo bancário foi uma opção buscada por 54% dos empreendedores capixabas. Destes,apenas 30% conseguiu, 5% aguarda resposta e 65% teve o pedido negado.

Redes Sociais

As redes sociais foram e ainda são aliadas importantes para a construção de uma nova maneira de se relacionar com os clientes. De acordo com o levantamento, as vendas pela internet são uma realidade para 70% das empresas capixabas.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso        

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-