Nesta quinta-feira (14), a equipe do Sebrae/ES se encontrou com os gestores dos municípios de Muniz Freire e Guaçuí, que também assinaram o termo de compromisso com os programas Cidade Empreendedora e Educação Empreendedora, durante o Seminário de Novos Gestores, realizado no final de dezembro de 2020. Ao todo, estão previstas visitas em outras 37 cidades capixabas, e a expectativa do Sebrae/ES é levar os projetos aos 78 municípios do Espírito Santo. Na última terça-feira (12), o Sebrae/ES esteve em Itaguaçu.

A visita de aproximação aconteceu, primeiro, na cidade de Muniz Freira, na presença do prefeito Gesi Antônio da Silva Junior (Dito Silva) e da vice-prefeita, Dra Mariana Nogueira. Em seguida, a equipe do Sebrae/ES esteve com o prefeito de Guaçuí, Marcos Luiz Jauhar, e o vice-prefeito Wulisses Moreira. Nas duas ocasiões, o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, apresentou proposições para auxiliar no desenvolvimento das ações de fortalecimento do empreendedorismo no município.
“Trabalhar pela melhoria do ambiente de negócios em todo o estado do ES é um dos objetivos estratégicos do nosso planejamento, e isso requer trabalhar o empreendedorismo nas cidades, especialmente por meio dos programas desenvolvidos pelo Sebrae/ES e parceiros, para que possamos fomentar efetivamente o desenvolvimento local. É importante que as potencialidades de cada município sejam identificadas e que os empreendedores locais tenham condições de abrir e operar seus negócios de forma menos burocrática. Para isso a gestão municipal, através da liderança do prefeito e de sua equipe precisam estar comprometidos com estes objetivos”, destaca Toniato.

Participação
Na reunião em Muniz Freire, também estiveram presentes os secretários de Planejamento, Marciano Areas, e de Meio Ambiente, Douglas Almeida; além do chefe de Gabinete, Mário Spadetto. Em Guaçuí, a reunião também contou com a participação do secretário de Governo do município, Denis Lesqueves.
Na equipe do Sebrae/ES, também estavam os analistas da unidade de acesso ao mercado, Carla Figueiredo e Carlos Perim; o responsável pela unidade de acesso ao mercado, Eduardo Simões; e o responsável pelo Sebrae-ES em Guaçuí, Renato José Lopes Machado.
A pauta das duas reuniões contou com uma detalhada apresentação do Sebrae/ES e de projetos voltados ao desenvolvimento do município, como por exemplo, o Programa Cidade Empreendedora. Entre os assuntos abordados, destacam-se o papel do Sebrae/ES no auxílio técnico para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Também foram tratados os temas do Programa Educação Empreendedora, Sala do Empreendedor, Nosso Crédito, entre outras ferramentas que dão suporte para que o município possa ter o empreendedorismo como prioridade.
O próximo passo, após as visitas, é a realização dos diagnósticos dos municípios de Muniz Freire e de Guaçuí, que já foram autorizados pelos dois prefeitos, e serão executados pelo Sebrae/ES. O objetivo é identificar o quanto o empreendedorismo é presente nas duas cidades e o que deve ser trabalhado pelas gestões municipais nos próximos quatro anos, de forma a contribuir para que cada prefeitura possa traçar suas prioridades e definir ações voltadas ao desenvolvimento local.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-
