ASN ES
Compartilhe

Protocolos do Sebrae são aliados no retorno das atividades econômicas

Iniciativa orienta pequenos negócios sobre atuação diante da crise. Condução das empresas, relação com funcionários, fornecedores e clientes são tratados nos guias
Por Sayonara Lacerda
ASN ES
Compartilhe

Retomar as atividades neste período de pandemia é algo que precisa de muita atenção dos empresários. Além das normas do Governo do Estado sobre horários e dias de funcionamento, é preciso ficar atento e seguir corretamente às recomendações das autoridades de saúde. Para auxiliar os empresários neste momento, o Sebrae criou protocolos de segurança, com diversas dicas e orientações.

Ao todo, foram elaborados 35 documentos para 47 segmentos setoriais, que correspondem a 75% dos pequenos negócios do Brasil e são responsáveis por 46% dos empregos gerados no País. Os protocolos oferecem orientações de boas práticas nacionais e internacionais, alinhadas com as recomendações das autoridades de saúde. São informações, vídeos, e-books e até materiais de visualização e sinalização para impressão, que podem ser utilizados na empresa tanto no piso quanto na parede, com orientações para distanciamento e medidas preventivas de higiene, entre outras.

De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, os protocolos de retomada são muito importantes para ajudar os empresários neste momento. “O objetivo é assegurar que a reabertura da economia aconteça de forma mais segura, evitando a propagação da doença. É preciso tomar atitudes que ofereçam a segurança tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Por isso as orientações de saúde devem ser observadas e os protocolos do Sebrae foram criados para isso: oferecer essas orientações seguindo boas práticas nacionais e internacionais”, explicou.

Os protocolos podem ser acessados em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada

Apesar dos documentos oferecerem orientações para a retomada das atividades, é importante que os empresários fiquem atentos às medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Cada empresário precisa ficar atento às regulamentações de seu setor.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Sebrae/ES

Sayonara Lacerda / Karla Monteiro
Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: [email protected] 
[email protected] 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-