ASN ES
Compartilhe

Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade é apresentado à bancada do ES no Congresso

Parlamentares capixabas puderam conhecer os objetivos da iniciativa que chega nesta semana ao estado
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

Parlamentares do ES no Congresso Nacional, participam de apresentação do Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade

O Sebrae e a Secretaria Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia realizaram, na manhã desta quarta-feira (11), um encontro com a bancada parlamentar do Espírito Santo no Congresso Nacional. A iniciativa faz parte do Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, que chega nesta semana ao estado do Espírito Santo. O programa, resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Ministério da Economia, tem o objetivo de identificar os principais gargalos enfrentados pelos empresários e gestores públicos do estado e de municípios locais e construir soluções para esses problemas. O Espírito Santo é o nono estado visitado pelo Programa.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, comentou durante o encontro que a instituição está totalmente focada em contribuir para a elevação dos níveis de produtividade e competitividade dos pequenos negócios brasileiros, que representam mais de 90% de todas as empresas do país. “Esse governo e sua equipe econômica estão trabalhando para dar esperança e uma proposta de futuro aos empreendedores brasileiros. E nós estamos dedicados a fazer do Sebrae a instituição que o país precisa para gerar renda e emprego para todos”, comentou Melles.

Para o secretário Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o Programa é reflexo do compromisso do governo pela redução do custo Brasil e pela melhoria do ambiente de negócios no país. “Nós realizamos uma pesquisa e identificamos que o custo Brasil hoje é de R$ 1,5 trilhões. Esse é o custo adicional que as empresas têm para abrir um negócio no país, comparado ao custo médio dos países da OCDE. Estamos falando em um custo desnecessário, que corresponde a 23% do PIB”, comenta o secretário. Segundo Carlos Da Costa, o governo compreende que a solução desses problemas passa, prioritariamente, pelo envolvimento de todas as esferas, incluindo os atores locais nos estados e municípios. “Não é compreensível que em uma cidade o alvará para construção de uma obra seja emitido em 48 horas e, em outra, a demora seja de mais de um ano”, complementa Da Costa.

Estavam presentes ao encontro, além dos parlamentares do estado, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae ES, Carlos Mannato; o diretor superintendente do Sebrae ES, Pedro Rigo; o Secretário do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Ene, além de representantes dos empresários dos setores de turismo, comércio e agricultura do Espírito Santo.

A agenda do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade prossegue nesta quinta-feira (12), em Vitória, com uma reunião dos empresários da Federação das Indústrias do Espírito. Na sexta-feira (13), acontece um café da manhã com o governador do Estado, Renato Casagrande, secretários de estado e presidentes de federações de empresários, no Palácio Anchieta. Em seguida, no próprio Palácio, será realizada a reunião plenária com o governador, secretários, prefeitos, parlamentares e representantes de todas as cadeias produtivas do estado, quando o Programa será oficialmente lançado.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Marcella Andrade
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: [email protected] / [email protected] 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-