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IGs capixabas na TV: prova semifinal do Masterchef destaca produtos nacionais

Cafés do Caparaó, Inhame de São Bento de Urânia e Socol de Venda Nova do Imigrante foram escolhidos pelos participantes para a última prova antes da final.
Por Redação
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Três dos 20 ingredientes selecionados entre os semifinalistas da quarta temporada do Masterchef Profissionais, programa exibido pela emissora Band, são do Espírito Santo. A prova oferecia uma mesa repleta de alimentos produzidos por agricultores familiares do país inteiro, com produtos protegidos pelo selo de Indicação Geográfica (IG), e que foram selecionados com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Daqui do Espírito Santo, quatro produtos foram apresentados no programa: Café do Caparaó, Café Conilon do Espírito Santo, Inhame de São Bento de Urânia e Socol de Venda Nova do Imigrante. Desses, somente o Café Conilon não foi escolhido pelos participantes, que deviam escolher dez ingredientes, cada um, para preparar os pratos que poderiam levar um deles à final do programa, sendo que o primeiro ingrediente era escolhido pelo adversário.

Um dos participantes, o chef Diego (São Paulo), foi quem escolheu os três ingredientes capixabas. O primeiro deles foi o Café do Caparaó, entregue para o seu concorrente, o chef Wilson (Rio de Janeiro). Depois, escolheu os outros dois para si: Inhame de São Bento de Urânia e Socol, de Venda Nova do Imigrante.

Para a gerente do Sebrae/ES, Christiane Castro, levar esses produtos para um programa de TV de alcance nacional contribui, ainda mais, para o destaque que esses alimentos merecem, principalmente por já terem a Indicação Geográfica, que por si só já agrega diversos ganhos e valores para esses alimentos.

“Para os produtores há agregação de valor aos produtos, que trazem no conjunto das normas relativas ao selo da IG ganhos de sustentabilidade, inclusive estimulando a sucessão familiar. Há também ganhos para o consumidor, que passa a ter uma ‘chancela’ de qualidade de determinado produto, garantindo a origem e todas as características exclusivas de determinados territórios. Além de ganhos para esses territórios, pois a partir da notoriedade dos produtos com IG, há certo ‘despertar’ para a região, até como incremento da atividade turística, visto que os consumidores desejam conhecer de perto as origens produtoras, sua cultura, tradições e características”, pontua Castro.

A final da quarta temporada do Masterchef Profissionais será nesta terça (08).

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