Para muitos empresários, a pandemia foi um momento de se reinventar e tomar coragem para abrir o negócio que sempre sonharam. Entra as diversas opções, um caminho que se destaca é o de produtos naturais e veganos, não só no setor de alimentos, mas também de cosméticos. Além de diminuírem a crueldade contra animais, os produtos veganos estão sendo procurados por suas grandes fontes de vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que fazem bem à saúde.
Esse é o caso da Flora Gomes, que há alguns anos começou o sonho de abrir o próprio negócio, mas não sabia em que área. Ela é engenheira química e atua como professora universitária desde 2014. Apesar de ser apaixonada pela educação, sentia que precisava também desenvolver algo próprio e, de preferência, relacionado à sua área de atuação.
Foi então que, em 2019, Flora decidiu se aprofundar nos estudos de desenvolvimento de cosméticos e, no ano seguinte, em casa por conta da pandemia, decidiu testar algumas formulações de produtos até se apaixonar pelos produtos sólidos, principalmente o shampoo. Foi assim que a engenheira decidiu abrir uma marca própria de cosméticos em barra, voltada para o universo natural e vegano.
A DIV trabalha com duas linhas de shampoo e condicionador, para cabelos cacheados e cabelos quimicamente tradados, além dos acessórios para armazenar os produtos nos banheiros, as chamadas “divoneteiras”. O queridinho é o shampoo para cabelos cacheados.
A empresa ainda se considera pequena e tem o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) como um importante parceiro, principalmente na capacitação em demandas do dia a dia da empresa, como controle financeiro e gestão dos processos. “Meu pontapé, sem dúvidas, foi o Empretec, do qual participei em 2019”, afirma a empresária.
“No início, tive muita dificuldade para encontrar fornecedores, uma fábrica que produzisse produtos sólidos, principalmente devido ao fato de ser algo muito novo no Brasil. A parte de compras também era complicada, pois não tínhamos crédito no mercado e, por vezes, a quantidade mínima de produto era muito maior do que podíamos comprar”, explica Flora.
Hoje Flora é a única proprietária da DIV, mas conta com o apoio de uma agência de marketing, um gestor de tráfego e uma estagiária. Os planos para o futuro são de remodelar as linhas para atender a públicos mais diversos e ampliar a gama de produtos, além dos cuidados capilares. “Queremos levar beleza e bem-estar como um todo”.
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