ASN ES Atualização
Compartilhe

“Quanto mais difícil for, menos concorrente vai ter”

Confira alguns trechos de destaque da palestra do fundador e CEO da Cacau Show, Alê Costa. Ele esteve em Vitória, nesta terça (07), a convite do Sebrae/ES, no lançamento do Programa Acelere.
Por Redação
ASN ES Atualização
Compartilhe

O CEO e fundador da Cacau Show, Alê Costa, foi o palestrante do evento realizado nesta terça-feira (07) pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), apresentando aos pequenos negócios capixabas o Acelera: Programa Sebrae de Aceleração de Negócios.

Com público aproximado de 400 pessoas, tanto presencialmente quanto à distância, o empresário falou sobre a empresa, contou alguns dos desafios atuais, compartilhou seus aprendizados e suas experiências como empreendedor, e divertiu o público com suas histórias e conquistas. Confira alguns trechos da palestra!

Retorno

O meu estar feliz, hoje, foi chegar às 16h15, no Aeroporto de Vitória, e lembrar que 28 anos atrás eu desci nesse Aeroporto com o convite do antigo dono da Chocolates Garoto. Um homem que me ensinou e me ajudou muito. Eu ganhei essa visita num concurso, num evento em São Paulo. Ele sorteou essa visita e eu ganhei. É muito gostoso poder voltar aqui e reviver essa lembrança.

Pra ter sucesso, tem gente que acha que é só abrir um CNPJ. Não é assim. Tem gente que não planta, e quer colher. Tem gente que planta, mas não quer colher. Tem gente que planta, mas não rega e também quer colher. Tem gente que planta, rega, mas na hora de colher, não colhe. E tem gente que planta, rega e colhe, mas não replanta.

Lá na Cacau Show a gente vive jogando sementes, jogando água nessas sementes, colhendo, plantando, colhendo… É por isso que eu posso voltar aqui, depois de todos esses anos, com orgulho de saber que, hoje, a Cacau Show é a marca de chocolates mais lembrada no Brasil. Então, se aquilo que foi uma referência para nós um dia, talvez nós sejamos uma referência para essa empresa hoje.

“A gente só vende bem, se a gente compra bem”

Um dia cheguei ao fornecedor de quem eu comprava as barras de chocolate e perguntei a ele se saberia dizer porque as pessoas não compravam as barras quebradas. E ele não sabia dizer. Simplesmente as pessoas não compravam. Eu perguntei a ele: “As pessoas não vão comprar o chocolate para derreter? Então porque elas não compram as barras quebradas?” E ele não sabia dizer. Foi quando fiz a sugestão: “O senhor me vende a preço de custo essas barras de chocolate, que o senhor vai poder comprar as barras novas para poder vender”.

Foi assim que eu comecei, desde o início da empresa, a entender a importância de comprar bem. A gente só vende bem, se a gente compra bem. A gente só vende bem, se a gente transforma aquilo que a gente faz com eficiência, com competência, com competitividade.

Aprendizado constante

É importante continuar buscando o futuro. E para isso a gente tem que cuidar das nossas convicções. Porque às vezes a gente acha que sabe tudo, mas às vezes uma criança pode nos ensinar. Às vezes um funcionário da produção, ou de qualquer outro setor da sua empresa, pode te dar uma dica que um consultor não te dará, porque essa pessoa conhece o processo.

“Fazejamento”

Como a gente transformou essa empresa na Cacau Show de hoje? Tem um negócio que chama planejamento, e tem uma coisa que eu chamo de “fazejamento”. A gente, na empresa, roda muito o PDCA. Alguém sabe o que significa? Pra nós, o PDCA é Promete, Depois Corre Atrás. Esse é o espírito!

É claro que é importante ter o planejamento. É claro que eu sei onde eu quero chegar. Mas é uma verdadeira falta de humildade intelectual achar que o que eu planejei pode ser exatamente aquilo que vai acontecer. A gente tem que estar pronto para que, no decorrer do caminho – quando as coisas mudarem, quando a vida se manifestar, quando vier a Covid, quando o dólar vai cair ou aumentar, quando vai mudar o governo, com o que acontecer – a gente tem que estar pronto para, de acordo com isso, poder se moldar à realidade.

Sorte?

Tem quem diga que tudo isso, todo o seu trabalho, é sorte. Sorte? Você acha que é sorte ter que acordar cedo? Sorte de dormir com problema, porque não tem dinheiro para pagar a conta amanhã? Sorte de ficar pensando a noite inteira em como você vai achar uma solução para o seu negócio evoluir, para a marca ficar mais legal, para produzir mais, para vender mais, para ter mais eficiência? Sorte é acordar amanhã. Se a gente acordar amanhã, é sorte. Dali pra frente é com a gente, e é muito trabalho.

Propósito e visão

A primeira coisa que está no nosso propósito de empresa é o “viver para”. É realmente ter no trabalho uma fonte de prazer, de realização. Tem gente que primeiro trabalha e depois vive. Pra gente, na Cacau Show, é uma coisa só. A gente “vive para”, é uma obra do coletivo, e queremos tocar a vida das pessoas. São quase 20 mil trabalhadores e 100 milhões de consumidores. E para tocar a vida dessas pessoas é importante compartilhar momentos especiais.

E a nossa visão é ser inspiração no universo do Cacau, honrando todas as potencialidades desse fruto sagrado. A gente ama, planta, colhe e estuda esse fruto.

“Saia da sua zona de conforto”

Eu gosto de resolver problemas, e até de criar problemas para resolver. Sabe como constrói um parque de diversão? Um parque de 500 mil metros? Com tema de chocolate e que será o mais legal do mundo? Sabe como faz isso? Eu também não sei. Não faço ideia. Mas (saber) passa por a gente se jogar em novas aventuras, em novos desafios, criando novos problemas para a gente. Quanto mais difícil for, menos concorrente vai ter. (Walt) Disney falava: “Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor”. Então, saia da sua zona de conforto. Busque transformar o ordinário em extraordinário.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-