O Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) divulgou nesta quinta-feira (3), em evento com a participação de 90% dos prefeitos do Espírito Santo – e 100% das prefeituras representadas, os avanços alcançados pelos gestores municipais do Estado com o empenho dos municípios capixabas no incentivo aos pequenos negócios.
Durante o encontro foi divulgado um ranking com os resultados do 3º Ciclo Avaliativo do Índice da Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) do Programa Cidade Empreendedora/ES. A análise foi feita com base na maior pontuação no ICEE (ranking) e na maior evolução percentual do índice. Dentre os municípios com maior pontuação, Anchieta alcançou a primeira colocação. Quanto à maior evolução percentual do ICEE, quem se destacou em primeiro lugar foi o município de Muniz Freire. As avaliações completas podem ser conferidas no final desta matéria e no link 3º Ciclo do Programa Cidade Empreendedora.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, que veio ao Estado especialmente para a ocasião, destacou a importância de programas como esse, que fortalecem a parceria entre o Sebrae, as prefeituras e o governo estadual para o incentivo e aumento de oportunidades no empreendedorismo. “O Sebrae é uma porta de esperança para aqueles que querem construir um caminho para empreender. Gratidão ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pois a parceria que mantém com os municípios não existe em nenhum outro canto do país. Exemplo que nós, do Sebrae, podemos levar para todo o Brasil.”
O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que também esteve presente, reforçou a importância dessa parceria para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. “O programa tem o mecanismo para fortalecer essa parceria e permitir que a gente possa ir cultivando em cada município o espírito empreendedor, gerando emprego e renda em todo o Espírito Santo”.
Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES (CDE), Idalberto Moro, ressaltou os avanços dos municípios com o programa. “Reconhecemos todos os esforços feitos nas melhorias por um bom ambiente de negócio, fazendo com que possamos, hoje, comemorar, mantendo a dedicação e persistência em tornar o Espírito Santo o melhor estado para empreender e viver.”
Prêmio Prefeitura Empreendedora
Durante o encontro do programa Cidade Empreendedora foi lançado do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que irá selecionar e premiar as melhores iniciativas do setor público municipal. Em sua décima segunda edição, o prêmio vem com o objetivo de incentivar e de dar destaque para as gestões que se dedicam em facilitar os negócios para as micro e pequenas empresas.
“Queremos tornar o espírito empreendedor ainda mais forte e vivo dentro de todas as cidades do Estado, conseguindo transformar o povo capixaba em um povo cada vez mais forte no empreendedorismo. Em cada município do Espírito Santo, existe um exército de capixabas dispostos a crescer, que 24 horas por dia fazem diferença no desenvolvimento do empreendedorismo no Espírito Santo”, salienta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
As prefeituras podem concorrer nas seguintes categorias: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; e Governança Territorial.
Podem ser inscritas as melhores práticas e experiências com resultados alcançados e comprovados até 30 de novembro de 2023. Serão selecionadas as melhores iniciativas das 27 unidades federativas, nas diferentes categorias. Todas as informações necessárias à participação no prêmio estão disponíveis no regulamento: www.prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.
Conheça agora o resultado do 3º Ciclo Avaliativo do Cidade Empreendedora:
Municípios com maior pontuação no ICEE (ranking):
1º Anchieta
2º Viana
3º Cariacica
4º Vila Velha
5º Nova Venécia
6º Cachoeiro de Itapemirim
7º Vitória
8º Serra
9º Presidente Kennedy
10º Alegre
11º Aracruz
12º Afonso Cláudio
13º São Mateus
14º Venda Nova do Imigrante
15º Iúna
16º Mimoso do Sul
-
Maior evolução do ICEE (percentual):
1º Muniz Freire
2º Barra de São Francisco
3º Colatina
4º Castelo
5º Vargem Alta
6º Fundão
7º Montanha
8º Piúma
9º Água Doce do Norte
10º Jerônimo Monteiro
11º Divino de São Lourenço
12º Boa Esperança
13º João Neiva
14º Ibiraçu
-
–
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Ingrid Almeida: (27) 99521-1663/ [email protected]
Marcela Reis: (27) 99272-2170/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.