Vivenciar a cultura italiana com um circuito turístico que passa pela história de 150 da imigração no Espírito Santo, conhecer a gastronomia e curtir shows musicais. Essa experiência foi possível no Festival da Cultura Italiana: tudo começou aqui, Noi Siamo La Storia, que aconteceu neste fim de semana, na Praça do Papa, em Vitória. O evento resgata a história da chegada dos primeiros italianos no estado, além de promover a conexão de colônias de italianos e seus descendentes com o povo capixaba.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) levou sua contribuição para o evento com o espaço “Casa Nostra”, uma réplica de construção da época de 1898, quando os primeiros grupos de italiano desembarcaram no Espírito Santo e construíram suas casas. Também foi possível conhecer empreendedores que levaram para o evento produtos típicos da cultura italiana, como massas, vinhos, doces, entre outras delícias.
A solenidade de abertura do Festival contou com a participação do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo; do diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípides Pedrinha; do cônsul geral da Itália – RJ, Massimiliano Lacchini; do diretor do Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeiro, Marco Marica; do cônsul honorário da Itália em Vitória, Roger Gaggiato; do vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; do Governador do Estado, Renato Casagrande; além de outras autoridades.
Pedro Rigo destaca que o evento relembra a história da colonização do Espírito Santo, que contou com a participação da família italiana que veio para terras capixabas e ajudou a desenvolver o estado. “Aqui no Festival dos 150 anos da Imigração Italiana celebramos a cultura, a história, a gastronomia, ou seja, celebrar a tradição desse povo que tanto ajudou o Espírito Santo a chegar aonde estamos hoje”.
Para Rosa Maioli, o evento representa não apenas a ponte entre a cultura italiana e a cultura capixaba, mas também, mostra a importância de fortalecer as histórias do povo italiano que fez do Espírito Santo sua segunda casa.
“A nossa cultura, mesmo fora do nosso país de origem, segue viva e forte, basta visitar e vivenciar as nossas colônias italianas, que estão espalhadas pelo território capixaba, como Santa Teresa, Santa Leopoldina e Aracruz. Por isso, o nosso Festival da Cultura Italiana reuniu toda a vivência e história dos italianos e seus descendentes, que permanecem aqui no Espírito Santo até os dias de hoje”, afirma a presidente da Comunità Italiana, entidade cultural que organiza o evento.
O Governador do Estado, Renato Casagrande, disse que a história da Imigração Italiana começou aqui no estado do Espírito Santo, quando os primeiros italianos, fugindo da guerra, vieram para o Brasil e chegaram aqui no nosso Estado. “Hoje é dia de reconhecer o caminho de oportunidades que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado. Viva a cultura italiana, viva o Espírito Santo”.
Já o cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Lacchini, se surpreendeu com a força da cultura italiana no Espírito Santo. “Nunca, em 25 anos de carreira, nunca vi tanta Itália em um país fora da Itália. Essa é a melhor representação dos valores, tradições, do compromisso, com a integração do povo brasileiro e capixaba. Para mim, é como seu eu estivesse na minha segunda casa, na segunda Itália, é uma honra poder estar aqui com todos vocês. Vamos apoiar, como puder, o Espírito Santo”.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.