Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN ES
Compartilhe
ASN ES
Compartilhe

Em live exibida nesta segunda (01) pelo Conselho de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) e pela Prefeitura da Serra – por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefa) -, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), empresários da Serra tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo o Programa Municipal de Autorregularização Tributária (Promat-Serra). A ferramenta oferece aos contribuintes do município a chance de regularizar eventuais pendências fiscais junto ao município sem a aplicação de penalidade.

Junto com o CRCES e a Associação dos Empresários da Serra (Ases), o Sebrae/ES compõe o time de membros da sociedade civil do Grupo de Trabalho da Secretaria Municipal da Fazenda (GTFAZ-M). O grupo, que tem ainda três representantes da Sefa apontados pelo secretário da Fazenda, discute o aprimoramento e a aplicação da legislação tributária; sugere melhorias para os processos fiscais ligados a empresas sediadas na Serra; promove correção de falhas; revisa procedimentos; promove atualização da legislação tributária; reduz a burocracia para empreendedores; e contribui com a melhoria do ambiente de negócios para empresas locais.

Henrique Valentim, secretário da Fazenda da Serra; Carla Tasso, vice-presidente do CRCES; e Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES; participaram da live desta segunda-feira (01)

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, comemora os resultados do Promat e adianta que vai multiplicar a informação sobre esse modelo de regularização tributária com outros municípios. “O Sebrae tem o programa Cidade Empreendedora, que está em todos os 78 municípios do Espírito Santo, e, por meio dessa plataforma vamos levar ao alcance dos demais municípios do nosso estado essa para o ambiente de negócios. As micro e pequenas empresas passaram a ter prazo em dobro para fazer suas interferências, o que permite que a empresas possam rever seus lançamentos antes de receber um auto de infração. Esse é um mecanismo excepcional e inovador, que vai até além do que fala a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”.

Henrique Valentim, secretário de Fazenda da Serra, reforça que essa é uma oportunidade de o contribuinte corrigir possíveis erros de recolhimento de seus impostos, evitando a aplicação de multas pela Fiscalização Tributária. “O Promat é fruto de uma discussão que o Sebrae/Es participou ativamente. Para as micro e pequenas empresas, os prazos correm em dobro, o que é uma grande vantagem”.

De acordo com informações da Sefa, o programa já colhe resultados: de janeiro a abril deste ano houve redução de 95% no valor de multas por infração tributária no município, se comparado ao mesmo período em 2023. Em 2024 o valor do período foi de R$ 172.012,28 e no ano passado foi de R$ 3.280.355,11.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas