ASN ES
Compartilhe

Produtor de Santa Maria de Jetibá exporta gengibre para a Holanda

Alexandre Lemke Belz conquistou certificado internacional e enviou contêiner com 1400 caixas
Por Ludmila Azevedo
ASN ES
Compartilhe

Com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e do governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), um produtor rural de Santa Maria de Jetibá acaba de exportar um contêiner cheio de gengibre para a Holanda.

Alexandre Lemke Belz investiu em uma consultoria do Sebrae/ES para melhorar as técnicas de manejo do solo, conhecimentos do clima, gestão de custos da produção e da mão de obra para o plantio de gengibre e abacate, colhidos nas propriedades da família em Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá há 14 anos. Foi observado o potencial de exportação dos produtos e, diante disso, Alexandre tirou a certificação internacional para poder, finalmente, viabilizar esse sonho.

“Consegui a documentação para tirar o certificado Global Gap e a empresa na Holanda viu que nosso produto tinha a certificação necessária para exportar. Os holandeses fizeram uma visita à nossa propriedade em Santa Leopoldina, degustaram, gostaram e fecharam negócio conosco. No final de setembro, enviamos 1400 caixas no valor de R$ 110 cada. Com o lucro da exportação, vamos conseguir investir em melhorias para a propriedade”, comemora o produtor rural.

Contêiner com 1400 caixas de gengibre foi enviado para a Holanda

A analista da regional Serrana do Sebrae/ES, Fênix Collistet de Araújo, explica que a regional tinha um projeto para dar apoio à produção de raízes e tubérculos na área, incluindo os produtores de gengibre. “Conversamos muito sobre como as produções orgânicas têm muito valor de mercado, representando uma possibilidade de exportação. O consultor, que já tinha trabalhado com o grupo, auxiliou o produtor a juntar os documentos necessários para o certificado Global Gap e acompanhou o Alexandre nas auditorias, fazendo todo o trâmite de desembaraço aduaneiro”, lembrou a analista.

A certificação e a exportação do primeiro contêiner foram bem-sucedidas e, hoje, o produtor já recebe propostas de outros países. “Mandamos todo o nosso produto. A próxima colheita deve acontecer só no ano que vem e provavelmente vamos exportar”, completou Alexandre.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Certificado
  • Exportação
  • gengibre
  • produto orgânico
  • Produtor rural
  • santa leopoldina
  • Santa Maria de Jetibá