O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) têm feito ações em parceria, com o intuito de fomentar o interesse de operadoras de turismo do país pelo Espírito Santo. O estado já foi visitado por operadores de várias partes do Brasil, com um olhar diagnóstico para produtos turísticos capixabas que estão prontos para serem vendidos e outros que precisam de ajustes. Com essa assessoria técnica, o Sebrae contribui para que uma cadeia de negócios voltados para o turismo seja desenvolvida e comece a ser vista por possíveis visitantes de fora do estado.
A mais recente visita técnica da Braztoa, em maio, teve como destino o Caparaó, mais especificamente Guaçuí, Pedra Menina e Patrimônio da Penha. Para a presidente da Braztoa, Marina Figueiredo, essa visita já deu uma amostra do que o destino tem para oferecer. “Acho que a região já está até um pouquinho além de potencial, está pronta ali para a gente ativar. Óbvio que tem desafios, tem questões que a gente ainda precisa analisar, mas essa passagem permitiu que a gente conhecesse um pouco mais do território, do destino dos empreendimentos”.

Marina diz ter ficado surpresa com a qualidade e excelência de tudo que viu. “Vi aqui empreendimentos que me surpreenderam, que às vezes outros destinos já superconsolidados não têm empreendimentos no padrão dos que o Caparaó tem. A gente está no caminho certo aí. Está prontinho. Precisamos entender agora como é que tira esse segredo daqui e leva para o Brasil. Essa primeira etapa foi pra gente entender essa visão, saber que o produto está aqui, se precisa de estruturação. Sempre há pontos que a gente consegue agregar, melhorar o que precisa, mas o que tem hoje já é um produto pronto para estar na prateleira de mercado, competindo com os destinos que já estão aí no Brasil”. A presidente explica que agora acontece uma segunda fase, em que entram questões comerciais, posicionamento e ações para conectar todo esse potencial com o mercado, com os operadores.
“O diagnóstico da Braztoa depois de ter visitado a região do Caparaó será fundamental para coletarmos informações essenciais. Com base nesses dados, poderemos definir estratégias comerciais eficientes para a promoção e comercialização do destino. Essa análise nos permitirá identificar o perfil ideal de visitante para a região, os empreendimentos preparados para receber diferentes tipos de turistas e a formatação produtos turísticos alinhados às demandas do mercado”, analisa a gestora do turismo no Caparaó, Fabiele de Paula.
Confira os locais que receberam a visita técnica ao Caparaó:
Parque Nacional do Caparaó – @parquenacionaldocaparao
Restaurante Dom José – @domjoserestauranteca
Pousada Flor de Café – @flordecafepousada
Água Marinha Pousada – @aguamarinhacaparao
Videira Arte & Gastronomia – @videirabistro
Rudá Bistro – @rudabistro
Onofre – @cafeteriaonofre
Vovô Nininho Cafés Especiais – @cafesvovonininho
Villa Januária Cafeteria – @villajanuaria
Fruto Vermelho Pousada – @frutovermelhopousada
Armazém Caparaó Restaurante – @armazemcaparao
Rancho na Serra – @pousadaranchonaserra
Queijaria Antônio Faria – @recantomundonovo
Toca da Truta – @tocadatruta
Cerveja Tenebrosa – @cervejatenebrosa
Ecotrilhas Brasil (Receptivo/ Turismo de natureza) – @ecotrilhasbrasil
Visita técnica ao Restaurante Dom José, em Pedra Menina
Toca da Truta, em Ibitirama
Toca da Truta, em Ibitirama
Visita técnica à Toca da Truta, em Ibitirama
Villa Di Madeira
Vista da Pousada Patrimônio dos Sonhos
Visita ao Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre
Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre 