A sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) se transformou, nesta semana, em um verdadeiro polo de integração e troca de experiências. O motivo? O Encontro Regional dos gestores dos programas Humanizar e Saber em Ação, que reuniu representantes dos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Ao todo, 23 gestores vindos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo participaram do evento, que terminou nesta quarta-feira (30). O objetivo principal foi compartilhar boas práticas, fortalecer a cultura organizacional e alinhar estratégias que impactam, diretamente, o desenvolvimento interno do Sistema Sebrae.
Além dos gestores estaduais, o encontro contou com a presença de representantes do Sebrae Nacional, incluindo lideranças da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) e da Universidade Coorporativa (UC), além de integrantes do Programa Plural, que também atua na valorização da diversidade e inclusão.
“Estamos aqui para conhecer o que cada estado tem feito dentro dos programas Humanizar e Saber em Ação. É um momento de troca, de aprendizado e de fortalecimento da nossa rede”, destacou Adrianne Rocha, gestora nacional do Programa Humanizar.
Segundo Adrianne, o diferencial do Humanizar está no foco, voltado para o público interno. “Enquanto outros programas miram o atendimento ao público externo, o Humanizar olha para dentro. Trabalhamos com as pessoas colaboradoras, com quem faz o Sebrae acontecer todos os dias. Nosso foco é desenvolver competências, promover diversidade, fortalecer a cultura institucional e preparar nossa equipe para os desafios da transformação organizacional”, explicou.
O Programa Saber em Ação, por sua vez, complementa essa jornada ao oferecer capacitação e desenvolvimento contínuo, reforçando a importância de alinhar conhecimento técnico com os valores e a cultura da instituição.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae/ES, Jumara Aparecida Martins, o encontro dos gestores dos programas Humanizar e Saber em Ação teve o propósito de compartilhar boas práticas e fortalecer uma cultura organizacional voltada ao desenvolvimento humano. Foram dois dias intensos de trocas e aprendizados. No dia 29, os participantes visitaram a Casa Nostra e o escritório de Venda Nova, onde conheceram projetos locais que despertaram conexões afetivas e inspiraram novas ideias. Já no dia 30, foram apresentadas experiências de todos os estados participantes, reforçando o compromisso com uma atuação baseada em propósito, diversidade e competências. Mais do que capacitar, o evento reafirmou a missão de mobilizar pessoas para transformar realidades em seus territórios.
“Esses encontros são fundamentais para que a gente ganhe força como rede. Compartilhar experiências, conhecer o que está sendo feito e alinhar propósitos é o que nos permite avançar com consistência”, ressaltou Jumara.
A gestora dos projetos Humanizar e Saber em Ação no Sebrae Espírito Santo, Paula Ramos Gonoring, disse que sediar o Encontro Regional das regiões Sul e Sudeste foi uma experiência gratificante e transformadora. Segundo ela, o evento proporcionou uma rica troca de vivências entre os estados e permitiu ao Espírito Santo apresentar sua cultura organizacional, seus valores e o modo como conduz suas ações. “Foi uma oportunidade incrível de imersão, onde os participantes puderam vivenciar nosso propósito e entender nosso jeito de ser e de fazer. Foram dias intensos, mas extremamente satisfatórios, que reforçam o quanto é valioso receber colegas de outras unidades da federação aqui no nosso estado”, destacou.
O evento reforça o compromisso do Sebrae com a valorização das pessoas e com a construção de um ambiente organizacional mais humano, diverso e preparado para o futuro.

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Conectar pessoas e experiências
Para Daniele Insaurralde, gerente da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) do Sebrae Paraná, o encontro regional dos programas Humanizar e Saber em Ação representa uma oportunidade valiosa de conexão e aprendizado. “É um momento essencial para alinhar informações, esclarecer dúvidas e compartilhar práticas que inspiram e fortalecem nossa atuação”, destacou.
Em sua primeira visita ao Espírito Santo, Daniele elogiou o acolhimento da equipe do Sebrae/ES e ressaltou a experiência marcante de conhecer, o projeto Casa Nostra. “Foi uma vivência diferenciada, que nos permitiu enxergar na prática o impacto das ações do Sebrae. Esses momentos nos fazem crescer como rede e como profissionais”, completou.
A coordenadora nacional do Programa Saber em Ação e responsável pelo Núcleo de Relacionamento da Universidade Corporativa do Sebrae, Aniely Esper, destacou o papel estruturante da iniciativa no desenvolvimento dos colaboradores da instituição. “Nosso objetivo é oferecer suporte para que outros programas nacionais, como o Humanizar, possam ser implementados com base sólida nos estados”, explicou.
Segundo Aniely, o Saber em Ação atua de forma transversal, promovendo capacitações alinhadas a temas estratégicos como ESG, diversidade e desenvolvimento acadêmico. “Este ano, trabalhamos com quatro temas indutores e incentivamos os estados a aderirem e proporem novas pautas para os próximos ciclos. É assim que fortalecemos a cultura de aprendizado contínuo dentro do Sebrae”, completou.
Já a gerente de Recursos Humanos da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) do Sebrae Santa Catarina, Ana Carolina Santos, celebrou a oportunidade de estar ao lado dos colegas das regiões Sul e Sudeste. Para ela, a integração entre os estados fortalece o sistema Sebrae e contribui para a consolidação de práticas mais estratégicas e humanas na área de gestão de pessoas. “Compartilhar experiências e conhecer iniciativas de outros estados nos permite aprimorar nossos próprios processos, criando subsistemas mais robustos e alinhados à jornada do colaborador”, afirmou.
Para Lídia Silva do Carmo, analista de diversidade do Sebrae Minas, os dois dias de evento foram fundamentais para conhecer iniciativas inspiradoras de outros estados e trocar experiências sobre desafios e boas práticas. “É uma oportunidade rara e muito rica de entender o que está funcionando em cada lugar, aprender com os colegas e fortalecer nossa atuação. Volto para Minas levando muitas ideias e inspirações que certamente vão enriquecer nosso trabalho”, afirmou.
O Sebrae da Diversidade
A diversidade e a inclusão são eixos transversais que devem estar presentes em todas as ações do Sebrae. A afirmação é da gestora nacional do Programa Plural e coordenadora da Unidade de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão (UEDI) do Sebrae Nacional, Alessandra Ciuffo, que também esteve presente do Encontro Regional.
Alessandra Ciuffo, destacou a importância da integração entre os programas Humanizar, Saber em Ação e Plural durante o encontro no Espírito Santo. “Esses temas precisam estar no DNA de cada colaborador, pois são fundamentais para promover inovação, produtividade e impacto social”, afirmou.
Um ponto de destaque, segundo Alessandra, ficou por conta das iniciativas do Sebrae/ES, quando se trata do Programa Plural. Ela elogiou, principalmente, o pioneirismo na criação do Palco Plural, realizado durante o evento ESX, além da sala multissensorial que se tornou referência nacional. “O Espírito Santo está dando um show. Está inovando, criando soluções e entregando resultados de impacto para a sociedade. O Plural é isso: transformar vidas por meio de ações que atendem às reais necessidades dos públicos diversos que o Sebrae apoia”, completou Alessandra.

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