ASN ES
Compartilhe

Produtor rural de Vargem Alta conquista três prêmios em Feira Internacional de Cidades Inteligentes

Durante uma rodada de negociações, Anatalício dos Reis recebeu diversas propostas de investidores da China e da Holanda
Por Ludmila Azevedo
ASN ES
Compartilhe

O produtor rural de Vargem Alta, Anatalício dos Reis Silva, foi reconhecido com três prêmios na 14ª edição da InnovaCities – Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes, realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). A programação incluiu competições internacionais de inovação tecnológica e regenerativa, exposições interativas, debates sobre inteligência artificial e encontros de ecossistemas de inovação.

Na Competição InnovaCities de Inovação Regenerativa, Anatalício conquistou o 1º lugar na categoria Diversidade e Tecnologia para Equidade, 1º lugar na categoria Sustentabilidade Urbana e 3º lugar na categoria Governança e Políticas Públicas Inclusivas.

Foram dois troféus de primeiro lugar e um de terceiro lugar para o projeto de Anatalício

Anatalício se destaca por desenvolver soluções inovadoras para modernizar sua produção de café, sem perder de vista o compromisso com a inclusão social e o cuidado ambiental. O apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) resultou na incubação do projeto do agricultor no Núcleo Incubador do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, onde seu peneirador de café portátil foi aprimorado em parceria com professores e alunos de engenharia.

O peneirador tem capacidade para limpar, aproximadamente, 420 kg de café por hora e substitui o processo manual de abanação – uma das tarefas mais exaustivas da cafeicultura, que pode causar problemas musculoesqueléticos e respiratórios. A máquina é acessível para pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar sustentável.

“Durante a rodada de negociações, recebi diversas propostas de investidores da China, da Holanda, interessados no projeto. Vou avaliar cada uma delas, cuidadosamente, junto com meu advogado. Falei com a minha esposa que se ficasse em terceiro já estaria muito feliz, mas não imaginava que viriam dois primeiros lugares também. Eram só três minutos para apresentar o projeto para os jurados, tudo muito rápido, mas foi gratificante ver que as pessoas ficaram encantadas com a nossa solução”, comemorou Anatalício.

Nesta edição, a InnovaCities apresentou 70 projetos de países como Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Camarões, Cazaquistão, China, Emirados Árabes Unidos, Equador, Filipinas, Índia, Paraguai, Portugal, Nigéria, Nova Zelândia, Quênia, Turquia, Uganda e Uzbequistão. O evento se consolidou como polo de inovação urbana, promovendo troca de conhecimento e parcerias internacionais.

“Estamos muito felizes e orgulhosos pelo reconhecimento internacional do Anatalício. O café é uma das riquezas capixabas e é importante colocar o Espírito Santo no mapa da inovação no campo, mostrando que essa inovação também pode acontecer nas pequenas propriedades de agricultura familiar”, destacou a analista técnico do Sebrae/ES de Cachoeiro do Itapemirim, Luciana Nogueira.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Cidades Inovadoras
  • Invenção
  • Peneirador de Café
  • prêmio
  • Produtor rural
  • Projeto
  • Vargem Alta