ASN ES Atualização
Compartilhe

Treze munícipios do Caparaó se unem para desenvolver a economia e turismo da região

O programa Caparaó em Rede foi criado para estruturar e fortalecer os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Turismo da região.
Por Débora Pedroza
ASN ES Atualização
Compartilhe

O Caparaó capixaba vive um momento histórico. A apresentação dos resultados do programa Caparaó em Rede, que aconteceu nesta terça-feira (02), em Guaçuí, revelou como a força da colaboração pode gerar impactos reais no desenvolvimento econômico e turístico da região. A iniciativa, liderada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com as prefeituras locais e estrutura de governança, mostra que quando municípios se unem com o mesmo objetivo, os resultados são transformadores.

Criado para estruturar e fortalecer os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, o programa também contribuiu para a construção de Planos Plurianuais com foco em temas estratégicos, definidos pelos próprios participantes. O objetivo é preparar o território para crescer de forma sustentável, valorizando suas potencialidades.

Ao longo de seis meses 13 municípios — Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado — estiveram conectados por uma metodologia que promoveu troca de experiências e construção coletiva. Entre maio e novembro, mais de 100 pessoas participaram de reuniões mensais, discutindo caminhos para impulsionar a economia local e o turismo regional.

Carla Figueiredo, gestora do tema Gestão Pública no Programa Cidade Empreendedora, disse que o projeto nasceu com o princípio de proporcionar desenvolvimento econômico nos municípios. “É lá que estão os instrumentos legais e as pessoas capazes de transformar ideias em realidade. E foi exatamente isso que aconteceu. A partir das contribuições dos próprios municípios, surgiram cerca 10 ações prioritárias por município, que serão implementadas por meio de instrumentos como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e os Planos Plurianuais”, disse Carla.

Equipe do Sebrae atuando no Caparaó em Rede

Para o gerente de Ambiente de Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae/ES, Eduardo Simões, o trabalho Caparaó em Rede foi uma iniciativa vinculada ao programa Cidade Empreendedora+, dentro do tema Gestão Pública, com uma abordagem regional, visando o aperfeiçoamento do Território, a partir das pautas de Desenvolvimento Econômico. “As atividades realizadas permitiram a construção de pautas voltadas para o fortalecimento da Economia e das próprias vocações municipais, como o turismo. Os resultados desta iniciativa demonstram a importância de se realizar uma ação estruturada para uma região a partir da ótica municipal”, ressaltou Eduardo.

Segundo o gerente da Unidade Regional do Caparaó, Anderson Baptista, o Caparaó em Rede representa muito mais do que reuniões e planos, é a construção de pontes entre municípios para projetar o território como um destino atrativo e sustentável.

“Estamos preparando o Caparaó para um futuro em que desenvolvimento econômico e preservação caminhem juntos. A criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento e Turismo são fundamentais para consolidar planos de ação que garantam crescimento ordenado, valorizando nossos atrativos naturais e a produção de café especial. Queremos que quem visite a região perceba uma conexão harmônica entre os municípios, com experiências integradas e planejadas. Esse é o propósito do Caparaó em Rede: inspirar líderes e prefeitos a trabalhar por um território forte, protegido e desejado”, destacou.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou a importância da união entre instituições e municípios para transformar o Caparaó em um território mais competitivo e atrativo. “Estamos aqui em Guaçuí para celebrar o encerramento de um trabalho essencial: o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico. Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae atua para construir o melhor ambiente de negócios, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento, Prefeituras e empreendedores. Essa integração é a força que impulsiona o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

Já a diretora executiva do Consórcio Caparaó, Bruna Loura, ressaltou a relevância do trabalho realizado em parceria com o Sebrae para fortalecer a governança regional. “Este evento marca o encerramento de uma iniciativa que envolveu todos os municípios do Caparaó com um objetivo de estruturar e fortalecer os Conselhos Municipais. Acreditamos que conselhos fortalecidos são a base para políticas públicas mais eficientes, e isso significa municípios mais preparados e competitivos, afirmou.

Mais do que números, o Caparaó em Rede representa uma nova forma de pensar o desenvolvimento: colaborativa, integrada e voltada para resultados concretos. Uma rede que conecta pessoas, ideias e territórios, mostrando que juntos é possível construir um futuro mais próspero para todos.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Caparaó em Rede
  • Cidade Empreendedora; Empreendedorismo; Pequenos negócios;
  • desenvolvimento sustentável
  • Governança