A inovação já é uma realidade em todos os setores da sociedade, seja nos negócios, na gestão pública e até nos hábitos de consumo. Essa nova percepção sobre o uso de tecnologias é resultado de um trabalho intenso, realizado por diversos atores que tem como propósito tornar a Inovação parte do dia-a-dia não só das empresas, mas da sociedade em geral.
O Espírito Santo segue em constante evolução quando o assunto é inovação e tem conquistado posições importantes nos últimos anos. O estado é hoje o 9º mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados de 2021, e a inovação está presente nesta conquista.
No ano passado, o setor recebeu investimentos de mais de R$ 100 milhões, o que contribuiu para um avanço significativo da inovação no estado. De acordo com o Ranking, quando avaliado apenas este quesito, o Espírito Santo avançou 4 posições e está entre os 9 mais inovadores do Brasil. A meta é estar entre os cinco mais inovadores.
Atualmente, o estado possui cerca de 150 startups em atividade e o desafio é alcançar a marca de 1 mil startups ativas no Espírito Santo, até 2030. As metas da inovação capixaba para esta década são audaciosas, e querem colocar o estado entre os cinco mais inovadores do país, além de posicionar 20% de suas empresas entre as 200 maiores startups do Brasil.
Tantos desafios contam com a colaboração do Sebrae/ES, Parceiros da MCI Mobilização Capixaba pela Inovação, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec/MCI), Startups andEntrepreneurshipEcosystemDevelopment (Seed-ES), e ambientes de aceleração.