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05 dicas do Sebrae/ES para te ajudar a atrair e manter o consumidor

Além de atrair, é importante converter, relacionar, vender e encantar o consumidor.
Por Maurílio Mendonça e Camila Soares
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Para conseguir vender é necessário, primeiro, atrair o seu consumidor. Só que, além de atraí-lo, também é fundamental mantê-lo como cliente. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) quer auxiliar e traz cinco dicas que podem contribuir na missão de atrair e manter o consumidor como um cliente fiel ao seu negócio. E essas dicas podem ser usadas tanto para lojas físicas quanto virtuais.

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas no seu negócio e que vão ajudar a deixá-lo mais atrativo e também a fidelizar sua clientela. Afinal, antes de tudo, é fundamental conhecer o seu cliente e entender o que atrai as pessoas a quererem consumir os produtos da sua empresa, para em seguida ser possível promover esses produtos e, consequentemente, torná-los mais envolventes e atrativos, construindo uma relação de confiança.

“É importante ressaltar que existem cinco fases que não podem ser negligenciadas pelo empreendedor: é preciso atrair, converter, relacionar, vender e encantar o consumidor. Passando por essas etapas, e utilizando as ferramentas corretas, o empreendedor vai conquistar a fidelidade dos clientes”, ressalta o analista do Sebrae/ES, Rafael Botelho.

Confira as nossas dicas!

Conheça o perfil do seu consumidor

Todo negócio precisa ter uma persona que defina quem é o seu público. Quando o consumidor está bem definido, os esforços para venda são minimizados, porque você consegue entender e trabalhar em cima dos desejos do cliente, o que gera uma aproximação natural e identificação com a marca. Que tal responder a algumas perguntas: Quem é o seu público-alvo? Como você pode alcançá-lo? E por meio de quais estratégias consegue disputar sua atenção diante da concorrência?

Tenha uma boa relação com o cliente

Para conquistar a fidelidade do consumidor é preciso estabelecer uma boa relação com ele. Esta é a fase da conquista. Afinal, não adianta atraí-lo e não oferecer atenção. O mercado é feito de concorrência, por isso quem melhor se relaciona com o cliente vai estar um passo adiante.

Promova uma boa experiência de compra

Para conquistar de vez o consumidor é preciso que todos os processos sejam bem sucedidos, inclusive a experiência de compra. Este momento é o auge da expectativa do consumidor, que ao receber o produto ou serviço dentro do tempo previsto e na qualidade desejada vai se sentir seguro e confiante nessa relação. Um bom atendimento sempre será um ponto a mais para o empreendedor.

Comunicação e Diálogo

Estabelecer uma boa comunicação, alinhada à identidade da empresa e que comunique de forma eficaz com o público, favorece na qualidade do atendimento e reforça o bom relacionamento com o cliente. Independente de a loja ser física, virtual ou que atue em ambos os formatos, a comunicação precisa estar alinhada com a estratégia de venda, presente em todas as etapas do negócio. Em caso de vendas online, os serviços disponibilizados nas redes sociais ou no site precisam ser ágeis, prestativos e em diálogo com a demanda da clientela.

Pós-venda

Manter a relação próxima ao cliente também envolve o pós-venda. Uma forma de estabelecer esse contato constante é pedir um feedback do cliente. Esse momento ainda pode ser útil para oferecer outras dicas de produtos/serviços alinhados com os desejos do consumidor, sendo uma ótima oportunidade para oferecer ainda mais a ele. É a chance de mostrar que conhece e entende as necessidades e os desejos da clientela, estabelecendo um laço de fidelidade.

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INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

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INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

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