Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN ES Atualização
Compartilhe
ASN ES Atualização
Compartilhe

De voo de parapente à degustação de licores e geleias, a famtour com gestores de turismo do Caparaó em Guaçuí foi diversão garantida. O encontro organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) teve como objetivo principal promover a integração entre os gestores do setor na região. O projeto já teve três edições anteriores: a primeira em Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço; a segunda em Iúna; e a terceira em Irupi e Ibitirama.

O tour aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, com as presenças de secretários de turismo e outros atores do segmento. “O resultado alcançado foi muito positivo, a experiência proporcionou uma imersão valiosa nas potencialidades turísticas de Guaçuí, o que permitiu que os gestores visualizassem de forma concreta as oportunidades de desenvolvimento da região. O envolvimento dos participantes da região do Caparaó reforçou a importância do turismo como ferramenta de transformação, tanto econômica quanto social”, avalia a gestora do turismo no Caparaó, Fabiele de Paula.

O roteiro da famtour passou por empreendimentos da cidade como a Grano Cafeteria, a pousada Vovo Zinho, a L’Aguiar Produtos Artesanais, o Varanda Café & Prosa, além do Cristo Redentor de Guaçuí, o Teatro Municipal Fernando Torres, a Igreja da Matriz, a Escola São Geraldo e o Pontilhão de Ferro. O tour incluiu ainda uma visita ao Parque Adelino José Jeveaux (Torre de TV), voo de parapente com o Grupo Digital Net e uma visita à comunidade Quilombola.

Monumento ao Cristo Redentor, escultura de Antônio Francisco Moreira, é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Guaçuí
Visitantes que apreciam o turismo religioso podem passar pela Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, que guarda histórias dos tempos da colonização Gestores de turismo do Caparaó e jornalistas são recebidos com quitutes especiais na comunidade Quilombola de Guaçuí

Fabiele de Paula foi uma das participantes quer teve oportunidade de voar de parapente pela primeira vez. “O fato de eu poder voar no meu município, minha terra natal, gerou uma experiência agregada: divulguei na minha rede social e as pessoas começaram a ter interesse em experimentar o parapente. Indico que os munícipes tenham essa experiência aqui mesmo na cidade, pois acredito que essa seja uma forma viver o potencial turístico do município”.

Empresa começa a oferecer voos de parapente no Parque Adelino José Jeveaux (Torre de TV)

Novas experiências

Para Dalva Ringuier, que é diretora do consórcio de desenvolvimento da região do Caparaó, essa parceria fortalece o turismo e promove seu desenvolvimento de forma sustentável. “O consórcio trabalha com 13 municípios e é a instancia de governança de turismo do Caparaó. Esse famtour surgiu de um curso dado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e aí empreendedores, secretários de turismo, gestores e o Sebrae/ES, se uniram para a ideia de promover esse encontro, que é itinerante pelos municípios da região. O objetivo é fazer o reconhecimento de cada ponto turístico para ir criando os roteiros. A próxima famtour vai ser em Alegre e Jerônimo Monteiro, e vamos encerrar, depois, em Muniz Freire. Essa experiência é muito rica, porque um município conhece o que o outro tem e essa troca de experiências fortalece a vontade de tornar as cidades cada vez mais atrativas turisticamente. Essa união e essa parceria de todos só tem a agregar para que o turismo se fortaleça e se desenvolva de forma sustentável”.

Já Érika Gonçalves, que é professora no curso técnico de Guia de Turismo na Escola Estadual Pedro de Alcântara Gauvêas, foi à famtour representando o grupo EmpreendeDores, formado por produtores de café, flores ornamentais, artesanato, cachaça, restaurante, entre outros negócios localizados na sede de Dores do Rio Preto. “A ideia é pegar essa expertise dos outros municípios e levar para o nosso município, como forma de desenvolver o turismo rural que a gente tem. Queremos atrair esse turista que vai visitar o distrito de Pedra Menina, para que possa conhecer também nossas comunidades rurais, e comprar queijos, cachaças, doces, pães artesanais, entre outras delícias do agroturismo”.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas