Na vida de um empreendedor, quase tudo envolve saber negociar. Seja com os fornecedores, com os clientes ou com os funcionários, é preciso ter muito jogo de cintura, paciência e determinação para fazer o empreendimento acontecer. Mas quando é uma mulher que está à frente dessas conversas, pode se colocar uma dose a mais de dificuldade da equação.
Para Camila Farani, empresária e uma das maiores investidoras do país, a habilidade de negociar é importante tanto para os negócios quanto para a vida pessoal. Ela é uma das palestrantes do EmpoderaDONAS, maior encontro sobre empreendedorismo feminino do Estado, que acontece no próximo dia 21, no Centro de Convenções de Vitória.
“Vou falar sobre as estratégias de negociação desde sua base, sobre habilidades comportamentais importantes para o posicionamento pessoal e profissional, como as técnicas de Newgotiation, uma hard skill que o empreendedor ou intraempreendedor deve dominar. Também vou ensinar como negociar na era digital. Só pelo fato de ser mulher já enfrentamos desafios diários nesses ambientes que são de maioria masculina. Eu recomendo muito ter esse tipo de conhecimento para além do negócio, mas também para aplicar na vida pessoal”, detalha Camila.
Ex-jurada do programa Shark Tank Brasil, a empresária estará no palco principal do EmpoderaDONAS ao lado de outros nomes de destaque como Nina Silva, Hortência e Rafa Brites. Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), o evento deve reunir mais de 3 mil mulheres.
Do prejuízo aos investimentos milionários
A trajetória de Camila, com os inúmeros desafios que enfrentou ao longo dos anos, também será abordada. Sócio fundadora da G2 Capital, a investidora já foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo ranking da Bloomberg Línea, e já colocou dinheiro em mais de 45 startups que, juntas, movimentam mais de R$ 3,7 bilhões por ano.
Mas nem sempre foi assim. No início da carreira, Camila abriu um restaurante de comida saudável, o Farani Delicafé. “A fachada era toda branca e lilás, as funcionárias trabalhavam com um chapéu de chef italiano. Era lindo, mas era um negócio feito para mim, não para o cliente. As pessoas entravam lá e me perguntavam se tinha sorvete”, recorda.
Nos três primeiros meses, ela amargou um prejuízo de R$ 280 mil. Com o pouco dinheiro que sobrou, criou um conselho de clientes para frequentar o lugar e oferecer feedbacks. “Precisei fazer um reposicionamento de marca, que se tornou Farani Fresh Food. Adotamos uma identidade visual mais verde, com ilustrações de saladas e comida saudável. Então as coisas começaram a andar. Eu costumo dizer que é preciso coragem para seguir o jogo, mesmo quando você erra. Estar aberta para críticas é um dos conselhos mais valiosos que eu poderia dar.”
Para as mulheres que estão começando ou que sonham em construir o próprio negócio, Camila enumera algumas atitudes que fazem a diferença: ser atrativo ao mercado, saber tomar decisões, conhecer a fundo sobre o seu negócio e ter visão orientada para resultados.
“Também é importante manter a mente aberta e criativa. Separar aqueles 15 minutos para ler uma newsletter, preparar o café escutando podcast, largar o celular e ler um livro antes de dormir. Tudo isso nos dá repertório e amplia nossa visão de mundo. Assim, ficamos mais expostas para termos insights interessantes, ideias inovadoras que podem ser aplicadas em seu negócio ou que podem se tornar um novo negócio”, ressalta.
Furando as bolhas
Além de incentivar a presença das mulheres em ambientes predominantemente masculinos, a falta de representatividade racial no mundo corporativo é outra realidade que Camila quer ajudar a mudar a partir da sua própria história. Segundo a investidora, a diversidade e a inclusão são as agulhas que furam as bolhas do mercado e que vão permitir que mais mulheres negras alcancem posições de liderança, como diretoras, executivas e CEOs.
“Como mulher negra, me sinto responsável por me posicionar nesse sentido. Quero funcionar como espelho para elas, para que eu possa encontrá-las nos ambientes corporativos ocupando os lugares que lhes pertencem por direito, pelo seu próprio trabalho, mas que muitas vezes lhes são negados. Meu objetivo é representar e dizer que o sonho é possível”.
Momento especial
Além de investir e gerenciar diversos negócios, Camila está dando mais espaço para a sua versão educadora e roda o país com palestras para compartilhar seus conhecimentos e suas experiências. Mas, atualmente, suas maiores expectativas estão focadas na vida pessoal. Ela espera o primeiro filho ao lado da mulher, a consultora de moda Tula Tavares.
“Estou vivendo agora um momento muito especial na minha vida. Construindo minha família com a Tula e à espera do Lucca. Me organizei para poder viver este momento de maternidade plenamente. Sinto que era isso que faltava na minha vida e que agora estou realizando.”
Sobre o EmpoderaDONAS
Realizado pelo Sebrae/ES, o EmpoderaDONAS vai contar com mais de sete horas de conteúdos, com oficinas, mentorias, networking e palestras. Além das atrações nacionais, já estão confirmadas a participação de personalidades capixabas, como Julia Caiado, fundadora e CEO do Global Touch; Ana Lima, especialista do afroempreendedorismo feminino; e Liana Figueiredo, mentora e consultora de líderes, entre outras. A programação completa pode ser conferida no site empoderadonas.com.br.
“Distribuídas em três palcos, as palestras abordarão temas essenciais ao universo das empreendedoras, como vendas, protagonismo, maternidade, redes de apoio, imagem pessoal e comunidades. O evento será marcado por muito conhecimento, emoção e depoimentos incríveis de mulheres inspiradoras, além de ser um espaço para impulsionar negócios”, conta Andrea Gama, coordenadora estadual do Sebrae Delas.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Marcela Reis: (27) 99272-2170/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.