ASN ES Atualização
Compartilhe

Carnaval traz opções para todos os gostos e oportunidades para movimentar pequenos negócios ligados ao turismo

De passeios de canoa polinésia a hospedagem em bairro histórico, programas impulsionam o empreendedorismo local
Por Marta Moreira
ASN ES Atualização
Compartilhe

Abram alas que a data mais animada do ano está chegando. É hora de preparar as fantasias, caprichar no visual, reunir os amigos e colocar o bloco na rua com uma boa dose de alegria e, claro, de responsabilidade. E, para não errar na hora de escolher o que vestir no Carnaval, uma boa dica é buscar alternativas nas lojas especializadas em fantasias e acessórios festivos, ou nos tradicionais armarinhos espalhados pela Grande Vitória. Nesses estabelecimentos é possível garimpar peças diferenciadas para fazer a combinação perfeita, utilizando elementos variados de forma criativa e colorida.

Mas, nem só de bloquinhos e de samba é feito o Carnaval. Apesar de arrastarem milhares de foliões pelas ruas das cidades e de serem as manifestações culturais mais marcantes e concorridas do período, essas não são as únicas opções para quem quer aproveitar os dias de folia. A data também se apresenta como uma boa oportunidade para impulsionar os pequenos negócios ligados ao turismo, que se preparam para atender tanto a turistas que vêm desfrutar o feriado no estado, quanto os próprios capixabas, que aproveitam os dias de folga para se aventurarem em roteiros e programas alternativos. Inclusive para aqueles que preferem aproveitar os dias de folia de uma forma mais tranquila e contemplativa, ou em contato direto com a natureza.

“Com a chegada do Carnaval, um dos períodos mais movimentados do ano para o turismo e para o comércio, pequenos negócios têm a chance de impulsionar suas vendas e conquistar novos clientes. Pousadas, restaurantes, negócios na praia e até lojas de fantasias podem aproveitar essa temporada para faturar mais, adotando estratégias certeiras e inovadoras”, destaca a analista de atendimento do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Espírito Santo (Sebrae/ES) Renata Bromonschenkel Prudente.

Para os proprietários de pequenos negócios que atuam na orla, como barracas de alimentos e bebidas, aluguel de cadeiras e atividades recreativas, Renata ressalta que o Carnaval é um momento de demanda aquecida. “Investir em um atendimento rápido e diferenciado, além de oferecer promoções para grupos, pode ser um grande atrativo. Produtos personalizados, como copos, bonés e cangas temáticas, também podem se tornar itens de desejo dos foliões.”

Cultura milenar no mar

Entre as atividades recreativas, assistir ao nascer do sol no mar, por exemplo, pode ser uma boa alternativa. Modalidade que chegou ao Brasil há pouco mais de 20 anos, a canoa polinésia tem encantado e atraído um número cada vez maior de adeptos no Espírito Santo. A prática, que envolve a navegação numa embarcação de seis lugares propulsionada a remos, faz parte de uma cultura milenar originada numa região remota do Oceano Pacífico e envolve toda uma mística de respeito e conexão com a natureza.

Mahina Paddle Club terá programação com passeios no nascer e no pôr do sol durante o Carnaval. CRÉDITO: Divulgação

Localizado estrategicamente numa área da Curva da Jurema, um dos pontos mais nobres da capital e onde estão instalados os concorridos e renomados quiosques da praia, o Mahina Paddle Club aparece como uma boa opção para os interessados em aproveitar o feriado de forma diferente: no mar, a bordo de uma canoa polinésia. A “Curva” – como é carinhosamente chamada – recebe um número considerável de frequentadores nos finais de semana, que disputam espaço na areia atraídos ao local principalmente pela sua beleza, pela diversão e pela alimentação de qualidade, características marcantes dos cafés e restaurantes instalados na região.

Entre golfinhos e tartarugas

“Oferecemos aulas diariamente em diversos horários e, no Carnaval, teremos uma programação especial voltada tanto para quem já rema quanto para quem nunca praticou a atividade, mas tem vontade de conhecer a canoa”, adianta Robert Almeida, atleta da modalidade e proprietário do clube. Ele alerta para alguns riscos inerentes à atividade e bastante comuns durante os passeios que a sua base de canoa proporciona: encontrar tartarugas, golfinhos, aves marinhas e até arraias no percurso, “além do maior deles, que é o de se encantar pelo mar e pela canoa. As pessoas sempre saem da água com vontade de voltar, e muitas delas retornam”. Durante a atividade são realizadas pequenas pausas para mergulho, para interação e hidratação dos remadores, oportunidade que os participantes aproveitam para registrar o momento com imagens.

Com bases na Curva da Jurema e em Jardim Camburi, Mahina Paddle Club terá programação especial no Carnaval. CRÉDITO: Divulgação

O Mahina Paddle Club também conta com uma base em Jardim Camburi e a sua programação para o período do Carnaval vai envolver remadas matutinas e no final de tarde. Para conhecer mais sobre o trabalho da base e obter informações tanto sobre a programação fixa do clube quanto sobre as atividades previstas para o período, basta acessar Mahina Paddle Club no Instagram ou enviar uma mensagem para o Whatsapp 27998150906. “Os agendamentos das aulas e dos passeios também são feitos diretamente pelo Whatsapp e pelo Instagram”, informa Almeida.

Do nascer ao pôr do sol

“A canoa, comprovadamente, traz benefícios não somente para o físico, mas também para o mental dos seus praticantes”, conta Felipe Trancoso, que é advogado e proprietário da ALMAVIVA V’AA, base de canoa polinésia localizado na Praia da Guarderia, em Vitória. “Quem já viveu a experiência é categórico em afirmar que vale muito a pena”, declara. Durante o Carnaval, a base vai oferecer uma programação diferenciada para atender a demanda esperada para os dias de folia. “Os passeios irão ocorrer durante todo o feriado, iniciando na sexta-feira, com horários variados. Para quem quiser ver o nascer do sol, o horário marcado é às 4h30. Mas, se acordar tão cedo não estiver nos planos para o feriado, na parte da manhã temos também a turma das 7h”, explica Felipe.

ALMAVIVA VA’A: canoa polinésia proporciona diversão e interação social em contato direto com a natureza. CRÉDITO: Divulgação

Outra opção que a base irá oferecer serão os passeios no final de tarde para ver o pôr do sol. Os agendamentos podem ser feitos pelo link Loja ALMAVIVA VA’A, pelo site ALMAVIVA VA’A ou pelo Instagram ALMAVIVA VA’A. “O processo de reserva, agendamento e pagamento é totalmente online e os clientes recebem a confirmação diretamente por e-mail”, orienta Trancoso.

Para assistir a folia “de camarote”

Uma opção diferenciada para quem não quer perder os desfiles dos tradicionais bloquinhos de Vitória, mas não está muito disposto a encarar o calor do verão no asfalto, é acompanhar a folia a bordo de um veleiro. Essa é a ideia da equipe do Vitória Charter, empresa que trabalha com passeios personalizados para grupos fechados e cujos roteiros são combinados de acordo com a preferência do cliente.

Passeio de veleiro com o Vitória Charter é uma opção para quem prefere ver os blocos de Carnaval de Vitória de dentro da água. CRÉDITO: Divulgação

“Uma das opções que teremos no feriado é a de velejar pelo Canal de Vitória, rumo ao Centro da cidade, com parada próximo ao Porto de Vitória para acompanhar a passagem dos bloquinhos locais pela avenida Beira Mar”, informa Álvaro Vargas, do Vitória Charter.

Os agendamentos podem ser feitos pelo Whatsapp 27 99316 9831 ou pelo Instagram Vitória Charter, por onde os interessados também podem obter mais informações sobre outras opções de passeio oferecidas pela empresa.

Descanso e imersão histórica

Parte essencial do segmento turístico, pousadas e hotéis aproveitam o período para oferecer pacotes especiais para turistas que desejam curtir o Carnaval com conforto. “A personalização da estadia, como café da manhã temático, parcerias com guias de turismo e até criar momentos de folias para os foliões, são diferenciais que podem atrair mais clientes”, exemplifica a analista de atendimento do Sebrae/ES Renata Bromonschenkel Prudente. “Investir em uma presença digital forte e em promoções nas redes sociais também é essencial para maximizar a ocupação”, ressalta.

Pousada Vilazinha: pacotes promocionais para quem quiser passar o Carnaval no coração do Sítio Histórico de Vila Velha. CRÉDITO: Divulgação

Instalada no Centro Histórico da Prainha desde 2021, a Pousada Vilazinha preparou uma promoção exclusiva pré-Carnaval para quem quiser desfrutar do charme e do aconchego de um dos bairros mais nobres de Vila Velha e local que deu origem ao Espírito Santo. “O Carnaval é uma época de grande movimentação para os pequenos negócios e empreendedores, trazendo oportunidades únicas para fortalecer a economia local e receber visitantes de todas as partes. Na Pousada Vilazinha, entendemos a importância dessa data para apresentar um pouco mais da nossa cultura e aquecer as vendas. Por isso, preparamos experiências únicas para nossos hóspedes, que geralmente estão em busca descanso e um toque de animação durante essa época”, declara uma das sócias do estabelecimento, Joana dos Santos Silva.

Ela informa que a pousada irá oferecer 15% de desconto nas diárias entre os dias 23 e 27 de fevereiro, semana que antecede o Carnaval, e que os valores promocionais irão se estender para os dias de folia. “É uma boa chance para quem quiser chegar antes e aproveitar um descanso aos pés do Convento da Penha, pertinho de vários lugares incríveis. Ficamos num local de fácil acesso aos principais pontos turísticos e blocos de rua da região”. Os pacotes incluem hospedagem com café da manhã colonial composto por produtos frescos e regionais.

Para garantir a reserva ou obter mais informações sobre a pousada e a programação prevista para os dias de Carnaval, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (27) 3534-5400. Outra opção é visitar o site da pousada pelo link Pousada Vilazinha. “Nossa equipe está pronta para ajudar e garantir que as pessoas tenham uma experiência inesquecível em nossa pousada”, finaliza.

“O Carnaval pode ser a oportunidade ideal para pequenos empreendedores aumentarem suas receitas e conquistarem clientes fiéis. Com planejamento e inovação, esse período pode se tornar um dos mais lucrativos do ano para diversos segmentos do comércio e turismo”, ressalta Renata. Ela informa também que o Sebrae/ES oferece capacitações e consultorias para apoiar os empreendedores a impulsionarem ainda mais os seus negócios e se prepararem para os períodos de alta temporada, quando há uma demanda maior por esses serviços.

Hotel Prainha fica localizado aos pés do Convento da Penha, na Prainha. CRÉDITO: Divulgação

Outra opção de hospedagem na Prainha é o hotel que leva o nome do bairro. “Estamos localizados no sítio histórico, bem próximo ao Convento da Penha e à igreja do Rosário, a mais antiga em funcionamento no Brasil”, relata a proprietária do Hotel Prainha, Luciane Esteves Lopes.

Na região onde o hotel está instalado há também outras opções de passeio que fazem um resgate sobre a história do Espírito Santo, como o Museu Homero Massena e a Casa da Memória, por exemplo, ambos com um rico acervo. “Em Vila Velha, o Carnaval tem um papel especial, pois promove o turismo de forma democrática, que abraça todos os perfis de visitantes. Temos praias, pontos turísticos icônicos com visitação gratuita, como o Forte do 38º Batalhão de Infantaria, e em contato direto com a natureza, como o Morro do Moreno e o próprio Convento da Penha, entre tantos outros atrativos”.

Luciane informa que ainda há vagas disponíveis para o Carnaval e as reservas podem ser feitas pelo Whatsapp 99926.8668 ou pelo Instagram Hotel Prainha.

Mais informações sobre os pacotes promocionais também podem ser encontradas no site do Hotel Prainha utilizando o código CARNAVAL2025.

Dicas para pequenos negócios faturarem mais no carnaval:

  • Invista na divulgação online: redes sociais e aplicativos de mensagens são grandes aliados
  • Ofereça promoções relâmpago e pacotes especiais
  • Aposte em atendimento ágil e de qualidade
  • Faça parcerias estratégicas com outros negócios locais
  • Personalize a experiência do cliente para se destacar da concorrência.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Carnaval
  • Empreendedorismo
  • Espírito Santo
  • Pequenos negócios
  • Sebrae/ES
  • Turismo
  • Turismo de experiência