Uma equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), juntamente com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), tem realizado visitas a diversos municípios capixabas para firmar o compromisso dos gestores com o Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é trabalhar um conjunto de iniciativas e ações concretas para transformar as cidades, com maior geração de emprego e renda; mais inovação e oportunidades, gerando um ambiente de negócios mais favorável, com menos burocracia para os empreendedores locais.

As reuniões da última semana aconteceram nasegunda (08), terça (09), quarta (10) e quinta-feira (11), nos municípios de Brejetuba, Iúna, Ibiraçu, Fundão, João Neiva, Jerônimo Monteiro, Muqui, Baixo Guandu e Colatina. Todos os municípios visitados aderiram ao programa.

Durante as reuniões com os gestores municipais, foi apresentado, de forma detalhada, a construção do Programa, que possui diversas etapas. Após a adesão do governo municipal, o próximo passo é o diagnóstico das cidades para entender como está a atuação local em relação ao empreendedorismo. A partir daí, será elaborado um plano de trabalho com base no conjunto de ferramentas e soluções apresentadas e disponibilizadas pelo Sebrae/ES, contando com o aporte de recursos do Governo do Estado, através da Aderes, para viabilizar a maior participação possível de municípios no Programa.

“O objetivo é transformar a realidade dos municípios, que têm vivenciado um cenário financeiro difícil. Todo o trabalho será feito de maneira personalizada atendendo às necessidades de cada cidade e promovendo um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, que é a força motriz do desenvolvimento”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

As primeiras reuniões aconteceram na segunda-feira (08), em Iúna, com a presença do prefeito Romário Batista Vieira, e em Brejetuba, com o prefeito Levi Marques Souza, e contou com a participaçãodo diretor de atendimento do Sebrae/ES,José Eugênio, e do gerente da Aderes, Paulo Barbosa.

Na terça-feira foi a vez das cidades de João Neiva, com o prefeito Paulo Sérgio, Ibiraçu com o prefeito Diego Krents e vice-prefeita Sônia Maria GuzzoRomanha, e Fundão com o prefeito Gilmar de Souza e vice-prefeito José Murilo Coutinho, receberem o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato e o gerente da Aderes, Paulo Barbosa.

Já no dia 10 de fevereiro, as reuniões aconteceram nos municípios de Jerônimo Monteiro com o prefeito Sergio Farias Fonseca, e Muqui, com o prefeito Geisi Antônio da Silva, acompanhados do diretor de atendimento do Sebrae/ES,José Eugênio, e do gerente da Aderes, Paulo Barbosa.

Por fim, os municípios visitados na quinta-feira (11) foram Baixo Guandu, com o vice-prefeito Dr. Patrick, e Colatina com o prefeito GuerinoBalestrassi. Nestas ocasiões, acompanharam o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, a gerente regional do Sebrae/ES, Carla Bortolozzo, e o gerente da Aderes, Paulo Barbosa.

Termo de adesão

Trinta e um municípios capixabas já receberam a visita do Sebrae/ES e da Aderes. Destes, 30aderiram ao programa Cidade Empreendedora e já vão iniciar os trabalhos. São eles: Cariacica, Viana, Vila Velha,Itaguaçu, Guaçuí, Muniz Freire, Vila Valério, São Domingos do Norte, Jaguaré, São Mateus, Pedro Canário, Mucurici, Ponto Belo, Itarana, Anchieta, Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Conceição do Castelo, Brejetuba, Iúna, Ibiraçu, Fundão, João Neiva, Jerônimo Monteiro, Muqui, Baixo Guandu e Colatina. A expectativa é visitar até o mês de abril, os 78 municípios capixabas.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-
