ASN ES Atualização
Compartilhe

De loja de conveniência a padaria de 200 metros quadrados

As estratégias de uma panificadora que vem se reinventando há mais de 30 anos para seguir competitiva no mercado 
Por Ana Clara Bourguignon
ASN ES Atualização
Compartilhe

São mais de três décadas de tradição. Em 1993, o município de Nova Venécia, no norte do Espírito Santo, recebeu um estabelecimento que tem sido referência no segmento desde sua inauguração. A Padaria Salute, inicialmente uma pequena conveniência, atualmente atende quase mil clientes por dia, de acordo com o proprietário Delson Zampirolli. E para se manter firme no mercado ao longo dos anos, o estabelecimento precisou inovar continuamente.

Padaria Salute antes da reforma, em 2002

Zampirolli acredita que a busca constante por atualização foi um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio. “Investir em inovação é o grande desafio para permanecer no mercado”. O empresário revela ainda que profissionalizar os serviços do empreendimento foi uma preocupação desde o início dessa trajetória. O comércio, que começou como uma loja de conveniência de 60 metros quadrados, passou por uma expansão em 2002 e atualmente possui área total de 200 metros quadrados. A equipe também cresceu, partindo de 16 colaboradores para 42 profissionais.

Cursos e treinamentos oferecidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) foram algumas das ferramentas que auxiliaram o negócio a seguir inovando, com um time preparado para atender bem. A parceria com a Salute começou já na abertura da empresa. Por meio do Empretec, o principal seminário de formação de empreendedores do mundo – promovido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae -, a padaria iniciou sua jornada de sucesso com bases sólidas.

Sempre focado em inovar o negócio, o empresário Delson Zampirolli seguiu buscando consultorias que pudessem manter a padaria competitiva.  Somente em 2023 foram contratadas cinco consultorias. O analista do Sebrae/ES Daywidson Stabenow explica que o empresário tinha como propósito repaginar a padaria, promovendo melhorias em diversas áreas. “Algumas consultorias utilizadas foram branding, redesign de marca e criação e desenvolvimento de embalagens. Além disso, a comunicação visual foi totalmente reformada, culminando também na consultoria de design de ambiente que realizou a ambientação completa do local”. Além de modificar os layouts da padaria, as consultorias permitiram uma melhor análise de mercado, contribuindo para uma das grandes preocupações da Salute, que é ouvir o consumidor e entregar o que ele procura.

No decorrer desses 31 anos de existência, foram feitos investimentos ainda em equipamentos e modernização. “O espaço hoje permite autosserviço e conta com lanchonete e confeitaria, café colonial, almoço e produtos artesanais. Criamos uma praça de alimentação que é um dos grandes atrativos do estabelecimento. O espaço oferece conforto e variedade de produtos. É um diferencial no ramo, pois o cliente pode encontrar tudo que procura em um só ambiente”, detalha Delson.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Marcela Reis: (27) 99272-2170/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Empreendedorismo
  • Nova Venécia
  • Padaria Salute
  • Sebrae/ES