ASN ES Atualização
Compartilhe

É carnaval: empreendedores apostam nas redes sociais para viralizar seus acessórios criativos

Empresária alcançou 20k visualizações no YouTube depois de postar tutorial com flor de paetê
Por Ana Clara Bourguignon
ASN ES Atualização
Compartilhe

O carnaval é um período bastante lucrativo para diversos setores. Só no comércio virtual, as projeções para este ano indicam um faturamento de cerca de R$5,5 bilhões, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em um cenário tão atrativo e favorável, empreendedores capixabas têm inovado para se destacar e conquistar a preferência do cliente.

Flor de paetê confeccionada pela artesã Daise Duarte.

Quando o assunto é saber aproveitar datas comemorativas para vender, a artesã Daíse Duarte é especialista. Ativa no mercado sazonal e online, confecciona manualmente diversos acessórios temáticos, e busca oferecer opções diferentes e criativas, inovando em seu segmento. “Todo carnaval tem alguma novidade. Neste ano, estourou um modelo de flor de paetê e resolvi publicar um tutorial de como fazê-lo no meu canal do YouTube”.

A ideia de apostar na mídia social gerou resultados surpreendentes para a empreendedora, atraindo tanto o público interessado em aprender, quanto quem quer comprar o produto pronto. Com isso, muitos passaram a segui-la no Instagram, seu principal canal de vendas. “Dez dias depois que eu postei, o vídeo já tinha alcançado mais de 20 mil visualizações”, conta.

Ainda no ramo de acessórios, o casal Renata Cristiny e Pedro Henrique Machado são outro exemplo de empreendedores que têm lucrado no período carnavalesco. Além de estudar as tendências e buscar inspirações para produzir adornos, pulseiras, brincos e colares criativos, uma das principais estratégias da dupla é a preparação. “Nós iniciamos as produções, que são manuais, já em novembro, para no início de janeiro começar a postar e divulgar as peças de Carnaval”, destaca Renata.

Marketing Digital para o empreendedor 

Desenvolver conteúdo para as redes sociais é uma boa maneira de aumentar as vendas. No caso do casal, a principal ferramenta de visibilidade utilizada é o Instagram, no qual aplicam diversas estratégias de divulgação. “Eu e meu marido publicamos muitas fotos e vídeos. Também enviamos algumas peças para conhecidos, que fazem stories divulgando. Dessa forma, mais pessoas vão conhecendo e comprando”.

Para incentivar que empreendedores aproveitem as datas comemorativas para engajar nas redes sociais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) disponibiliza artes temáticas para Instagram, Facebook e Whatsapp, gratuitamente, como explica o analista Bernardo Buteri. “Não é preciso pagar a criação de uma peça. Na Biblioteca Digital do Sebrae há modelos de posts editáveis, inclusive para o carnaval. Basta baixá-los e adaptá-los para a realidade do empresário”.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Calendário do Empreendedor
  • Carnaval
  • Empreendedorismo
  • Sebrae/ES