O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Tribunal de Contas da União (TCU) são parceiros em uma ação voltada para a desburocratização e aprimoramento do processo de registro de marcas. Por meio de uma pesquisa com pequenos negócios, será avaliada a experiência dos cidadãos no serviço de Registro de Marca de Produto oferecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A iniciativa faz parte de uma auditoria nacional conduzida pelo TCU, que está coletando informações diretamente com empreendedores e profissionais que já utilizaram – ou tentaram utilizar – o sistema do INPI. A pesquisa é composta por um questionário, disponível on-line até 31 de outubro. Depois da pesquisa serão conduzidas entrevistas com usuários.
“O Sebrae, como instituição que apoia e promove o empreendedorismo no país, tem papel estratégico, essencial, para o sucesso dessa ação de controle do TCU. Seu apoio na divulgação do trabalho e estimulando a participação dos empreendedores, usuários do serviço digital, para responderem o questionário, que será de grande valia para a identificação de melhorias no serviço digital de registro de marcas e patentes, beneficiando diretamente os associados e grupos de interesse da entidade”, ressaltou o Secretário do TCU, Leonardo Felipe Ferreira.
O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, reforça que a participação dos empresários é fundamental para que o diagnóstico seja o mais completo possível. “A iniciativa vai contribuir para a modernização do serviço oferecido aos empresários, e, consequentemente, o fortalecimento do ambiente de negócios no país”.
Para a assessora de Compliance do Sebrae/ES, Geovana Sinhorelo, com a parceria o Sebrae/ES fortalece a aproximação com o setor produtivo e amplia o alcance da pesquisa. “Segundo informações do próprio TCU, cerca de 60 mil empresas procuraram o INPI para registrar marcas, mas muitas relataram dificuldades no portal. O Tribunal quer ouvir diretamente esses empreendedores para entender os gargalos e propor melhorias. O objetivo é tornar o sistema mais acessível e eficiente”, destacou.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

