O verão capixaba, com suas praias, sol e calor, não é apenas uma estação para o lazer, mas também um período de alta movimentação econômica. Diversos negócios sazonais ganham força, impulsionando a geração de empregos, o turismo e o comércio em todo o estado.
De acordo com Antonio Patrício Neto, analista de Relacionamento do Sebrae/ES, os negócios mais lucrativos nesta época incluem segmentos como alimentação, turismo e lazer. “Sorveterias, quiosques de praia, restaurantes especializados em frutos do mar e food trucks são bastante procurados, assim como passeios de barco, aluguel de equipamentos aquáticos e pousadas em cidades litorâneas. Esses negócios movimentam a economia local, beneficiando desde o comércio de artesanato até grandes estruturas do turismo, como hotéis e restaurantes”, explica.
Para os pequenos negócios, o verão é uma oportunidade de ouro para aumentar vendas e fortalecer marcas. Antonio destaca que o planejamento e a inovação são fundamentais para se destacar. “Sabores exóticos de sorvete, roteiros turísticos exclusivos e produtos artesanais com temática praiana são exemplos de como surpreender os clientes. Além disso, investir em marketing digital, criar promoções e estabelecer parcerias locais pode fazer toda a diferença”.
Eder Bragato, proprietário da Fruta Creme Sorvetes, em Nova Venécia, é um exemplo de empreendedor que aproveita o calor constante da região para manter vendas aquecidas o ano todo. “Nosso diferencial está na qualidade do produto, livre de gordura hidrogenada, e no preço acessível. Também investimos em apresentação e montagem das sobremesas, encantando os clientes que compartilham fotos nas redes sociais. Isso fortalece nosso relacionamento com eles e impulsiona as vendas”, afirma.
Já Ruan Nolasco, sócio da Capitão Grilo Turismo Náutico, aposta nos passeios personalizados para atrair turistas interessados em história, cultura e lazer. “Com passeios de lancha, trabalhamos com quem tem interesse na história, lazer e acesso à cultura local. Fazemos roteiros personalizados na região de Anchieta (praia de Iriri), Vila Velha e Vitória. Os roteiros variam de preço entre R$ 99,00 e R$ 169,00. Naturalmente, a demanda aumenta no verão”.
Ele destaca ainda a flexibilidade do negócio para atender às demandas ao longo do ano. “As embarcações têm capacidade máxima para 13 passageiros cada uma, e atendemos com os passeios o ano todo, de acordo com as condições de tempo e demanda. Trabalhamos de duas formas: lancha privativa ou lancha compartilhada”.
Dicas para empreendedores faturarem no verão
O verão no Espírito Santo não apenas atrai turistas, mas também é um motor importante para o fortalecimento da economia local, beneficiando pequenos e grandes empreendedores. Confira algumas dicas para aproveitar a época do ano para alavancar seu negócio:
Planejamento e inovação: Ofereça produtos e serviços personalizados para o verão, de acordo com um estudo de mercado realizado previamente. O Sebrae/ES pode te ajudar.
Marketing digital: Use redes sociais para divulgar seu negócio e criar promoções atrativas.
Qualidade e atendimento: Invista na experiência do cliente, com atendimento cordial e produtos bem apresentados.
Estrutura adaptada: Crie ambientes convidativos e agradáveis, com temas praianos e facilidades como Wi-Fi.
Diversidade nos pagamentos: Aceite várias formas de pagamento para facilitar as vendas.
Os empreendedores podem entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae para tirar dúvidas e buscar consultorias para seus negócios. O telefone é 0800 570 0800.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.