ASN ES
Compartilhe

Noroeste capixaba com mais de 250 alunos capacitados pelo programa Educação Empreendedora

Foram 10 escolas em Colatina e duas em Itaguaçu com ações do JEPP.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

Levar o empreendedorismo para as escolas está entre os objetivos do programa Educação Empreendedora, mas ele é mais do que isso. No noroeste capixaba, cerca de 250 alunos, em 12 escolas de ensino fundamental, participaram do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do programa Educação Empreendedora.

Em Itaguaçu, 161 alunos e 19 professores da rede municipal de educação participaram do JEPP.

Em Colatina, cerca de 80 alunos de 10 escolas puderam vivenciar a experiência de empreender, desde a concepção de uma ideia até a realização da mesma. Foram meses de imersão sobre o assunto, com palestras, oficinas e muito estudo, até que o resultado veio: uma feira temática de empreendedorismo.

“Tudo começou com o livro do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Foi com ele que a gente se preparou para estar no dia da feira”, conta a aluna Janilda Ribeiro de Jesus, de 10 anos. Ela e os colegas de turma prepararam tudo, desde a organização do evento, com a produção de tabelas de planejamento até a distribuição dos espaços e a confecção do que seria vendido.

As escolas realizaram feiras temáticas, como esta que ocorreu no município de Itaguaçu.

“Mesmo tendo muito trabalho, a gente não desistiu, e vocês nos ensinaram sobre a união, trabalho em equipe, como a gente deve fazer e organizar e ficamos muito felizes com o resultado”, comemora Janilda.

A feira temática, que aconteceu em outras nove unidades de educação do município, marcou o encerramento das atividades anuais do programa Educação Empreendedora nas escolas. 

“Foi uma experiência muito bacana, pois percebemos o comportamento de empreendedores nas crianças, vimos a parceria, a união e um trabalho em equipe muito bom. Então só temos a agradecer a parceria do Sebrae/ES  e que possamos aplicar esse conhecimento em nossas vida”, destaca a professora, Teressi Medeiros França. 

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Itaguaçu foram apresentados aos visitantes.

O secretário municipal de educação, Cidimar Andreatta, acredita que o empreendedorismo tem como característica tornar o estudante a peça-chave no processo de aprendizagem. “Uma das prioridades do empreendedorismo na escola é contribuir com a formação de pessoas capazes de encontrar soluções para os problemas sociais. Nessa prática, os estudantes são estimulados a aprimorar habilidades de pesquisar dados, analisar cenários e a planejar ações para estruturar projetos que podem ser desenvolvidos na escola ou na vida pessoal futuramente”, ressalta.

Ainda na região noroeste do estado, o município de Itaguaçu também recebeu as ações do programa Educação Empreendedora em duas escolas. As atividades, que também culminaram em feiras temáticas, envolveram 161 alunos e 19 professores da rede municipal de educação.

De acordo com o analista do Sebrae/ES, Sergio Saquetto, “levar o empreendedorismo para as escolas é abrir um mundo de oportunidades para que crianças tenham contato com o assunto desde pequenas, desenvolvam habilidades e possam seguir com esse conhecimento, criando novas possibilidades na vida adulta”.

O programa Educação Empreendedora estará disponível também em 2022 para parcerias com as secretarias municipais da região e escolas interessadas. “O Sebrae/ES está preparado para receber as instituições de ensino e ampliar o acesso ao empreendedorismo para crianças e jovens através do programa Educação Empreendedora. Acreditamos que o empreendedorismo seja um dos caminhos para o protagonismo desses estudantes”, destaca a gerente regional do Sebrae/ES, Carla Bortolozzo Bassetti. Toda a adesão ao programa é gratuita, incluindo o material didático.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso          

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-