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Pequenos negócios oferecem promoções e serviços exclusivos no Dia do Consumidor

Conheça empreendedores que investem no relacionamento com os clientes antes e depois da venda
Por Ludmila de Azevedo
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O Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta, 15 de março, é considerado a Black Friday do primeiro semestre. A data traz muitas oportunidades para que os empreendedores ofereçam ações promocionais voltadas para as boas práticas de relacionamento com os clientes. Segundo levantamento do Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais buscados na internet, o desejo pela data apresentou crescimento de 96% este ano em comparação com as buscas de 2021.

“Os negócios estão cada vez mais focados em promover experiências personalizadas para os clientes, seguindo as novas tendências de mercado. O consumidor expressa suas necessidades e se sente especial quando é atendido com rapidez e eficiência, levando à confiança, à fidelização e às recomendações positivas para outras pessoas, que se tornam novos clientes”, conta a gerente de Relacionamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Adriana Rocha.

Raíssa Carla do Sacramento, que é Microempreendedora Individual (MEI) e dona do brechó on-line Nunca Foi Velho, segue essa tendência de dar uma atenção especial à experiência das clientes com as vendas, procurando entender suas necessidades e mantendo uma escuta ativa durante o pós-venda.

“Faço as vendas pelo site, Instagram e grupo de WhatsApp do brechó. O Grupo VIP no WhatsApp foi criado para garantir exclusividade para as clientes na hora da compra, além de um atendimento personalizado para esclarecer qualquer dúvida. Postamos as peças com data e hora marcada, permitindo que as clientes se programem para acompanhar os lançamentos. Quem está no grupo confere primeiro os lançamentos de coleções e tem acesso a ofertas exclusivas”, explica Raíssa.

Para o Dia do Consumidor, a empreendedora planeja uma série de vídeos abordando os problemas do consumo excessivo e destacando a importância do desapego e do reuso. “Meu objetivo é incentivar as pessoas a desapegarem de roupas que possuem, gerando renda extra para poder adquirir outros produtos. Como a data é próxima também do meu aniversário, vou organizar uma live em comemoração, oferecendo presentes exclusivos para quem comprar durante o evento. Sempre criamos ações interativas e de venda em datas comemorativas para chamar a atenção das clientes e gerar oportunidade de compra”.

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Raíssa Carla do Sacramento é dona do brechó on-line Nunca Foi Velho

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Capacitações ajudam a entender o produto e o cliente

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Além de se capacitar para compreender e atender melhor às necessidades dos clientes, os empreendedores também estão investindo na capacitação do time de vendas.

É o caso da Espaço DOC Vitória, loja especializada em vinhos. O proprietário, Rafael Dias Machado, investiu em um curso de sommelier para os vendedores. “É importante que eles entendam sobre o produto que está sendo vendido e que sejam capazes de dar dicas para os clientes sobre qual rótulo se adequa a um determinado gosto ou necessidade”.

Outra estratégia do negócio, localizado no Shopping Day by Day, na Praia do Canto, é a degustação às quintas e sextas. “Nesses dias sempre temos um vinho aberto para o cliente provar, o que acaba facilitando a venda. E em comemoração ao Dia do Consumidor, temos alguns rótulos selecionados com descontos de 25% a 40%, variando de R$ 39,90 a R$ 299,00”. A oferta é válida até sábado, dia 16.

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Para o Dia do Consumidor, Espaço DOC Vitória tem rótulos com até 40% de desconto

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A loja Kiefer, de moda masculina, é outro exemplo de capacitação que permite explorar um novo nicho de mercado. Uma das donas, Kelly Kiefer, está se especializando em consultoria de imagem para oferecer a experiência de um guarda-roupa inteligente ao consumidor. “De acordo com o gosto e a imagem que o cliente deseja passar, ela consegue montar diversas combinações com um número limitado de peças. Assim, o cliente vê que seu dinheiro está sendo bem investido em roupas que vão valorizar seu estilo”, comenta o sócio e marido de Kelly, Luiz Alfredo Kiefer.

A loja ainda investe na gestão de redes sociais com planejamento de postagens, com o objetivo de alcançar mais pessoas. “Fazemos, uma vez ao mês, uma live com preços exclusivos em produtos selecionados. Esse é um momento que amplia nossa credibilidade com os clientes, porque temos uma relação de confiança: não exigimos o pagamento na hora da live, deixamos a pessoa livre para pagar quando for buscar o produto, e somos bem flexíveis em relação à possibilidade de troca”. As duas unidades da loja, matriz e filial, ficam na região de Campo Grande, em Cariacica, e os clientes também podem comprar pelas redes sociais.

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INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

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INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

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