Como estratégia de organização da liderança e a estruturação de estratégias territoriais de desenvolvimento, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) desenvolve o Programa Líder, em quatro regiões do Estado: Caparaó, Litoral Sul, Central Serrana e Rio Doce. Ao todo, 29 municípios são atendidos, diretamente.
A proposta é promover o desenvolvimento regional por meio da formação, qualificação e formulação de estratégias territoriais por meio de pessoas e instituições de grande relevância regional.
“O LÍDER – Liderança para Desenvolvimento Regional – entende como desafio fazer com que as lideranças dos territórios e regiões, que compartilham uma identidade econômica e cultural, além de uma inteligência coletiva singular, consigam pensar uma agenda própria para alcançar o desenvolvimento sustentável desejado por todos”, explica Eduardo Simões, gerente do Sebrae/ES.
O foco dessas agendas é de fortalecer os setores produtivos, organizar a governança e promover o desenvolvimento econômico a partir das oportunidades locais.
Etapas
O projeto é composto por oito encontros, que estão estruturados para permitir a coesão da liderança, estabelecendo uma visão de futuro que permite a institucionalização de organizações na busca por convergências regionais para execução de projetos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades e territórios.
Atualmente, o projeto se encontra em níveis diferentes de implementação, dentro do Espírito Santo. Na Região do Caparaó, o projeto já concluiu uma etapa importante e a agenda de desenvolvimento está na fase de implementação, com realização de fóruns para discutir essa etapa. A região já possui sua estratégia definida e, agora, o grupo busca a integração de parceiros para implementar a agenda pública.
Nas Regiões do Litoral Sul, Rio Doce e Central Serrana os projetos iniciaram a construção da agenda de desenvolvimento. Já foram realizados cinco encontros de facilitação, em diferentes cidades atendidas pelo programa. A missão, a visão e os valores desses territórios foram organizados pelas lideranças e, a partir do próximo encontro, os grupos irão definir as ações que irão compor suas agendas.
“Nossa perspectiva é que a partir de 2023 seja estruturada uma Rede de Atores de Desenvolvimento que integre as lideranças de diferentes regiões para a organização de um grande fórum de desenvolvimento estadual”, adianta Simões.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-