ASN ES
Compartilhe

Quase 70% dos atendimentos do Sebrae/ES foram digitais em 2021

Aplicativo Sebrae está entre as opções buscadas pelos empreendedores capixabas.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

O mundo está cada vez mais digital e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) tem acompanhado esta tendência. Apenas em 2021, foram mais de 266 mil atendimentos realizados, destes, 69,6% aconteceram à distância, isso representa 185.220 chamados não presenciais atendidos.

Quando comparados com os números de 2020, houve também um crescimento de 8,9%  em 2021 nos atendimentos digitais. “Esta é uma tendência no atendimento, basta avaliarmos os dados de anos anteriores e perceber esse crescimento para os ambientes digitais. Mesmo com o retorno dos atendimentos presenciais, os clientes têm optado pela comodidade na hora de buscar um serviço”, destaca a gerente de Relacionamento do Sebrae/ES, Adriana Rocha.

Acompanhando esse comportamento do empreendedor, o Sebrae/ES vem reforçando a importância do Aplicativo Sebrae. A ferramenta foi aprimorada em janeiro de 2020, e leva o Sebrae para a palma da mão dos donos de pequenos negócios. Em dezembro do ano passado, o app chegou à marca de um milhão de downloads realizados.

Entre os principais serviços que podem ser realizados no app Sebrae estão a emissão de boletos para pagamento do registro de Microempreendedor Individual (MEI), a recomendação das melhores opções de serviços financeiros (maquininhas de cartão e contas correntes para pessoas jurídicas) e o acesso aos cursos oferecidos gratuitamente pela instituição. Além disso, também é possível acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa através do aplicativo, tudo isso sem gastar os dados móveis.

“O app pode ser uma ferramenta importante para que o empreendedor consiga entender o fluxo financeiro do seu negócio, uma vez que ele pode controlar o caixa fazendo lançamentos de entrada e saída, diretamente pelo celular, e ter o saldo atualizado a qualquer hora na palma da mão. É uma facilidade e tanto para o cliente”, ressalta Adriana.

Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja do google e buscar por “App Sebrae”. Após instalar e fazer o login, é só aproveitar as facilidades do aplicativo. Em caso de dúvidas, o Sebrae/ES preparou um tutorial para auxiliar o empreendedor a utilizar os serviços: https://bit.ly/Tutorial_AppSebrae.

Perfil dos atendimentos

Em 2021, cerca de 139 mil clientes buscaram por atendimento no Sebrae/ES, destes, 90.429 foram através de serviços digitais. Do total, mais de 77 mil clientes eram candidatos a empreendedores e configuravam como Pessoa Física. Entre os empresários atendidos pela instituição, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os principais clientes e o setor de destaque foi Comércio, seguido de Serviços.

Outro aspecto importante é que, de maneira geral, o número de atendimentos em 2021, tanto presencial como digital, dobrou em relação a 2020, o que reforça a presença do Sebrae/ES como uma referência para empreendedores e candidatos a empreendedores.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso          

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-