Agroindústrias e empreendimentos rurais que desejarem receber consultorias tecnológicasgratuitamente podem se inscrever no Programa Estadual de Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural (Agrolegal). A iniciativa é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
As inscrições vão até o dia 27 de março e podem ser feitas pelo edital conforme as orientações descritas no regulamento: https://bit.ly/Regulamento-Agrolegal. Cada empreendimento pode receber até duas consultorias em diversas áreas.
“Esta parceria com a Seag tem como objetivo qualificar os empreendimentos para a agroindustrialização e o empreendedorismorural, por meio de capacitações e consultorias através do Sebraetec. Os atendimentos tem em torno de quatro horas de duração e podem ser feitos presencialmente ou em ambiente virtual”, destaca o analista do Sebrae/ES, Adriano Matos.
Por meio do programa, será possível desenvolver a identidade visual e marca da agroindústria, elaborar as informações nutricionais e o design de rótulos que irão melhorar a apresentação dos produtos no mercado. Além disso, serão oferecidas consultorias caso haja necessidade de regularização ou de alguma adequação à legislação sanitária ou do SIM. Também será disponibilizado um consultor para auxiliar na criação de novas agroindústrias, para trabalhar na melhoria das já existentes e desenvolver manual de boas práticas.
Em 2021 foram investidos cerca de 500 mil reais nas consultorias e para 2022 serão investidos 1 milhão de reais, com mais de 140 consultorias disponíveis.
Orientações para inscrição:
Para se inscrever o produtor deve realizar cadastro do empreendimento no sistema Agrolegal Ater Digital e enviar a documentação do empreendimento por e-mail.
O cadastro no sistema Agrolegal Ater Digital deve ser realizado pelo site: https://agrolegal.vitoria.ifes.edu.br/ e devem ser preenchidos:
1. Cadastro do empreendimento;
2. Diagnóstico Inicial do empreendimento.
Já os documentos devem ser enviados para o e-mail: [email protected]:
No caso de empreendimentos individuais ou familiares:
– Documento de identificação do responsável legal;
– Cadastro de pessoa física (CPF); e
– Termo de Compromisso assinado pelo representante legal.
No caso de empreendimentos coletivos (associações, cooperativas):
– Documento de identificação do representante legal (presidente);
– Cadastro de pessoa física (CPF) do representante legal;
– Cadastro pessoa jurídica da associação ou cooperativa; e
– Termo de Compromisso assinado pelo representante legal (presidente).
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-