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Sebrae/ES oferece três dicas para atrair seu consumidor

No dia do Consumidor (15/03), aprenda a fidelizá-lo.
Por Redação
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Você sabe o que realmente atrai o seu consumidor? Entender como agradar um cliente e o que ele deseja são alguns dos desafios do empreendedor. E não interessa se a sua loja é online ou física, é preciso conhecer o seu público para trabalhar de maneira correta. 

“É importante ressaltar que existem cinco fases que não podem ser negligenciadas pelo empreendedor: é preciso atrair, converter, relacionar, vender e encantar o consumidor. Passando por essas etapas e utilizando as ferramentas corretas, o empreendedor vai conquistar a fidelidade dos clientes”, ressalta o analista do Sebrae/ES, Rafael Botelho.

Confira as dicas para atrair e manter o consumidor como um cliente fiel ao seu negócio.

No Dia do Consumidor (15/03), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) traz algumas dicas que podem te ajudar nessa missão de atrair e manter o consumidor como um cliente fiel ao seu negócio.

Conheça o perfil do seu consumidor

Todo negócio precisa ter uma persona que defina quem é o seu público. Quando o consumidor está bem definido, os esforços para venda são minimizados, porque você consegue entender e trabalhar em cima dos desejos do cliente, o que gera uma aproximação natural e identificação com a marca.

Tenha uma boa relação com o cliente 

Para conquistar a fidelidade do consumidor é preciso estabelecer uma boa relação com ele. Esta é a fase da conquista, afinal, não adianta atraí-lo e não oferecer atenção ao cliente. Lembre-se, o mercado é feito de concorrência, por isso quem melhor se relaciona com o cliente, normalmente, está um passo adiante.

Promova uma boa experiência de compra

Para conquistar de vez o consumidor, é preciso que todos os processos sejam bem sucedidos, inclusive a experiência de compra. Este momento é o auge da expectativa do consumidor, receber o produto ou serviço dentro do tempo previsto é um ponto a mais para o empreendedor.

Bônus: Pós-venda

E é preciso ir além, pois o pós-compra também é importante. Então que tal pedir um feedback do cliente? E se tiver outras dicas de produtos/serviços alinhados com os desejos do consumidor, talvez seja a hora de oferecer ainda mais a ele. Mostre que você o conhece e entende suas necessidades e desejos. Isso também faz parte do relacionamento e encantamento do cliente.

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