Por conta da pandemia do coronavírus, muitos bancos de sangue estão com o estoque baixo e a demanda, no momento, é alta. Para ajudar, o Sebrae/ES iniciou uma ação solidária junto aos seus colaboradores. Como forma de incentivar a doação, neste momento de distanciamento social, a instituição está oferecendo o transporte do doador até o local da coleta, nas unidades do Hemoes em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae/ES, Jumara Martins, muito além de oferecer consultorias e capacitações aos empreendedores, o Sebrae/ES realiza ações solidárias como esta, visando impactar a qualidade de vida da comunidade local. “Essa iniciativa é mais uma oportunidade para pensarmos além de nós mesmos. Ações como essa, que visam a solidariedade ao próximo, são fundamentais para sensibilizarmos não só a nossa equipe, como todos os capixabas, incentivando outras empresas e voluntários. O ato de doar sangue pode salvar vidas”, garante.
Em tempos de pandemia, é natural que as pessoas tenham medo de sair de casa, inclusive para fazer a doação, o que resulta no baixo estoque nos bancos de sangue. Roberto Langa, colaborador da unidade de Vitória, é doador de sangue voluntário e elogia a iniciativa do Sebrae/ES. “Esse tipo de ação é muito importante, pois impacta diretamente no salvamento de vidas humanas. Contei com o apoio do Sebrae para me deslocar até o local da doação, o que foi ótimo. É um ato muito simples, mas fundamental na vida das pessoas, especialmente nesse momento de pandemia. O medo de sair de casa não pode ser maior que um gesto tão nobre”, enfatiza.

Para Carolina Margotto, colaboradora da unidade de Colatina, doar sangue é um ato solidário, humanitário e que remete à alegria. “Por meio dessa iniciativa pude realizar a doação, tão essencial neste momento que estamos vivendo. Sou doadora voluntária e quando apareço no local de doação é sempre uma satisfação, porque meu sangue é A-, não tão comum como outros. Graças à ação me coloquei logo à disposição. É gratificante saber que meu sangue pode salvar, no mínimo, quatro vidas”, declara Carolina.
Para garantir a segurança dos doadores e funcionários dos bancos de sangue, o Hemoes está agendando horário para as coletas. Entre os requisitos básicos para doar sangue, o interessado deve apresentar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e estar bem descansado e alimentado. Não é recomendada a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: [email protected]
[email protected]
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
