ASN ES
Compartilhe

Espírito Santo foi o quinto estado que mais abriu pequenos negócios em 2024

A pesquisa, realizada pelo Sebrae, foi baseada na variação percentual entre 2024 e 2023 na abertura de pequenos negócios, que registrou 10,5% de aumento no ES
Por Ludmila Azevedo
ASN ES
Compartilhe

O Espírito Santo se destacou em 2024 ao ocupar o 5º lugar no ranking nacional de crescimento percentual na abertura de pequenos negócios, registrando um aumento de 10,5% em relação a 2023. A informação é do DataSebrae. O estado ficou atrás de São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e Amazonas. No total, foram 91.386 novas empresas no ES, das quais 96,6% são pequenos negócios, abrangendo Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O levantamento aponta que os MEI seguem liderando as novas aberturas, correspondendo a 75,4% das empresas criadas no ano passado. Ao todo, foram 71.326 novos MEI, enquanto as MPE somaram 20.059 novas empresas, com um crescimento de 15,6% no período.

Para Pedro Rigo, superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), os números são reflexo do ambiente favorável ao empreendedorismo no estado. “O Espírito Santo tem demonstrado grande capacidade de gerar oportunidades para novos empreendedores. A expansão dos pequenos negócios é fundamental para a dinamização da economia local, geração de empregos e fortalecimento de cadeias produtivas. O crescimento expressivo das pequenas empresas, especialmente dos microempreendedores individuais, mostra que cada vez mais pessoas estão buscando autonomia financeira e investindo em seus próprios negócios”, afirmou.

Setor de Serviços impulsionou o mercado

O setor de Serviços liderou a abertura de empresas em 2024, com 58,9% dos novos negócios. Em seguida, aparecem o Comércio (23,5%), a Indústria (8,8%), Construção (8%) e a Agropecuária (0,8%).

Entre as atividades com maior número de novas empresas, destacam-se cabeleireiros e beleza; transporte rodoviário de carga; atividades de publicidade; restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas e comércio varejista de vestuário e acessórios.

“Com esse crescimento, o estado reforça sua vocação empreendedora, oferecendo condições favoráveis para novos negócios e impulsionando o desenvolvimento econômico local”, completou Rigo.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • abertura de empresas
  • Empresas abertas
  • empresas de pequeno porte
  • MEI
  • Microempresas
  • Pequenos negócios