ASN ES
Compartilhe

Artesãos do Estado se reúnem em Vitória para comemorar conquistas da categoria

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (19), dia em que se comemora o Dia do Artesão.
Por Débora Pedroza
ASN ES
Compartilhe

Seja a panela de barro, as flores de escama de peixe, o crochê, as bonecas de pano, os trabalhos realizados em madeira, as rendas de bilro, as peças produzidas em cerâmica, além de tantos outros trabalhos, feitos à mão, que compõem toda a riqueza e diversidade do artesanato capixaba. A esses empreendedores que realizam esses trabalhos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) vem reconhecer e apoiar a categoria, neste 19 de março, dia em que se comemora o Dia do Artesão.

Para celebrar a data, A Federação das Associações dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), em conjunto com o Sebrae/ES e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), reuniu cerca de 400 artesãos, no cerimonial Oasis, em Vitória, com a finalidade de levar conhecimento, proporcionar troca de experiências e discutir pautas relacionadas a categoria.

Gestores do Sebrae e Aderes participam do Dia do Artesão

O evento que aconteceu nesta quarta-feira (19), contou com as presenças do Governador do Estado, Renato Casagrande; do superintendente do Sebrae/ES, Pedro; do diretor de Atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira; do diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, além da presidente da Confederação Brasileira dos Artesãos, Maria das Graças Reis Costa, entre outros gestores públicos.

Governador, Renato Casagrande, marca presença no Dia do Artesão

O produto artesanal, além de ser um objeto carregado de simbolismo, identidade, valores e histórias, é também uma fonte que gera renda para cerca de 14 mil famílias no Espírito, Santo, essas com artesãos cadastrados no Programa Brasileiro do Artesanato (PAB), no entanto no Estado, mais de 40 mil realizam a atividade.

-

Segundo Pedro Rigo, a atividade realizada pelo artesão capixaba é importante para a economia Estado, pois gera trabalho e renda, além de ser uma atividade importante para o turismo brasileiro e capixaba. “Neste dia do artesão quero expressar toda minha gratidão por essa atividade importante para a economia do Espírito Santo, feliz Dia do Artesão!”, concluiu o superintendente do Sebrae.

  • Artesanato
  • Empreendedoras
  • Pequenos negócios