ASN ES Atualização
Compartilhe

Azul Viagens vem ao Espírito Santo fazer aproximação com o trade turístico

Representantes de negócios do segmento nas regiões Metropolitana, Serrana e litoral Sul tiveram a oportunidade de conhecer de perto estratégias da operadora para o estado
Por Marcella Andrade
ASN ES Atualização
Compartilhe

Representantes da operadora Azul Viagens vieram ao estado para uma série de reuniões com o trade turístico local. A estratégia visa desenvolver o destino Espírito Santo e colocá-lo na esteira dos destinos consolidados, por meio da aproximação da operadora com a rede hoteleira e empresários do turismo. Os encontros foram realizados em Vitória, Domingos Martins e Guarapari com grande presença de representantes da hotelaria entre outros setores.

“Esse trabalho que estamos fazendo com a Azul Viagens vai permitir que o destino Espírito Santo passe a integrar as prateleiras das agências de todo o país. A operadora tem uma capilaridade enorme e chega em lugares que o empresário capixaba não consegue chegar. Vamos aproveitar esse momento para começar a transformar o estado em um dos destinos mais desejados do Brasil”, salientou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES e a equipe da Azul Viagens

Rafael Granvilla, gerente de promoção e marketing da Setur, que participou das reuniões em Vitória e Guarapari, destacou a importância da mobilização pelo turismo que vem acontecendo no Espírito Santo. “Nessa parceria com o Sebrae/ES, Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomercio-ES), com o Conselho Estadual de Turismo (Contures), enfim, com todos os nossos aliados aqui no estado, a gente conseguiu evoluir e ter uma solução para esse jogo. Então a gente também começa a trabalhar o nosso dever de casa. Vamos melhorar a qualidade do nosso empreendimento, trazer os empresários que ainda não estão nessa sala, mas que em breve estarão aqui também para participar do jogo”.

Granvilla avalia que é um momento ótimo do estado. “O secretário Victor Coelho e a subsecretária Lorena Vasques têm batido muito nessa tecla de investir pesado no turismo. No próximo ano a gente vai investir ainda mais nesse processo, principalmente no B2B, mas também vamos começar a trabalhar com o B2C”. O termo B2B (business to business) refere-se a transações comerciais realizadas entre empresas, enquanto no termo B2C (business to consumer), o cliente final é um consumidor individual.

Ruth Avelino, gestora de Promoção de Destinos da Azul Viagens, comemora a aproximação com o governo, Sebrae e atores do trade, e acredita que esse é caminho para criar um ambiente em que seja possível desenvolver cada vez mais o destino. “A Azul é uma operadora que trabalha 80% da sua venda como agência de viagem. Temos mais de 6 mil agentes de viagens credenciados. É um trabalho muito potente com as agências. Queremos transformar o Espírito Santo no novo destino trabalhado pela operadora”.

Potencial para crescimento

Dados apresentados pelo coordenador de Destinos e Experiência da Azul Viagens, Guilherme Pereira, demonstraram que o turismo no estado tem muito potencial para crescimento. “O cliente que está comprando o Espírito Santo, está comprando muito de última hora e está usando pontos. Esse é um turismo de oportunidade, que tem muito potencial. O destino apresenta bom desempenho, com crescimento de 21% no número de passageiros e 40% no faturamento para a Azul Viagens. Esses altos percentuais são viáveis devido à base de vendas inicialmente pequena, apontando grande potencial de expansão”. Ele detalha que a maior parte das compras ocorre entre 0 a 30 dias antes da viagem, comportamento atípico em destinos consolidados, onde há compra com maior antecedência.

“Nossa missão é consolidar esse movimento. Precisamos estar juntos. É importante que vocês estejam diretamente conosco”, disse a executiva de Produtos do Sudeste na Azul Viagens, Ana Paula Medeiros, aos empresários do turismo durante as reuniões. Ela defende que o contato direto permite conhecer as necessidades das empresas e criar estratégias que as atendam.

Alexandre Melita, coordenador de Produtos na Azul Viagens, ressalta que a operadora quer trazer para o estado um turista de qualidade. “Vitória é uma cidade com uma qualidade de vida maravilhosa. É aquela cidade que não é só para passear, é para morar. O tipo de turismo que conseguimos trazer para cá, é o que a gente vai mostrar para vocês, é um turista de qualidade, que traz muito valor para o destino, em todos os segmentos”.

Para Natália Souto, diretora de mercado dos oito hotéis da Rede Atlântica no Espírito Santo, a aproximação com a Azul Viagens vai preparar o terreno para 2026. “Vamos entender quais são as oportunidades, quais são as potencialidades que a gente tem nessa promoção do nosso destino. Em 2026 temos uma gama de feriados, e acredito que uma maior divulgação do destino pode nos proporcionar um ano não só movimentado pelo turismo corporativo, mas também com uma grande movimentação no lazer”.

Essa aproximação entre a Azul Viagens, a companhia aérea e a hotelaria vai trazer excelentes negócios. A gente vai conseguir uma negociação mais direta, fazendo com que a Azul entenda melhor o nosso destino, entenda melhor essa relação entre viagem e hotel.

_Leonora Poltronieri, executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES)

Representantes da rede hoteleira da Grande Vitória participaram do encontro com a Azul Viagens

Mar e montanhas

Empresárias e empresários da região Serrana também se mobilizaram para participar da conversa com a operadora, que foi realizada no China Park Eco Resort, em Domingos Martins. A secretária de Governo de Domingos Martins, Angela Modolo, contou que esse movimento foi esperado por muitos anos. “E o que depender do município de Domingos Martins, o que depender da região das montanhas capixabas e do grupo de líderes da região, vocês podem ter certeza que isso aqui vai sair do papel e vai se tornar realidade. Para mim, já é realidade”.

A gerente da regional Serrana do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu, reforçou que o Sebrae está pronto para auxiliar empreendimentos que queiram avançar na pauta do turismo. “Estamos à disposição no escritório de Venda Nova, e a partir desta terça (9), também no escritório de Domingos Martins, que está sendo inaugurado. “Vamos atender cada empresa da região, dando suporte em qualquer dificuldade. Nós só vamos atingir nossos objetivos se vocês, empresários, estiverem conosco”.

É muito importante entender que, com a união entre várias classes de empresários, vamos criar novos produtos. A região Serrana tem um potencial enorme. Chegou a nossa hora, estamos prontos para nos conectar e entrar nas prateleiras das operadoras para recebermos turistas de todo o Brasil.

_Lairane Roni, analista no Núcleo de Turismo do Sebrae/ES

Trade turístico da região Serrana marca presença na reunião com o time da Azul Viagens

Também foi movimentada a reunião de Guarapari, que atraiu representantes do setor hoteleiro e de empreendimentos de lazer. O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, esteve presente no encontro e disse que esse momento de desenvolvimento do turismo era muito esperado. “Esse contato próximo é interessante para todos nós. Acho que Guarapari tem que se posicionar como protagonista. Quero ver o sucesso de todos os empresários do segmento. Somente juntos vamos realmente conseguir alavancar o turismo da cidade”.

Em Guarapari, reunião atraiu representantes do setor hoteleiro e de empreendimentos de lazer, além de ter contado com a presença do prefeito da cidade, Rodrigo Borges


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Azul Viagens
  • Espírito Santo
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Turismo