Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN ES Atualização
Compartilhe
ASN ES Atualização
Compartilhe

O projeto do Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, ganha corpo com o avanço acelerado das etapas de captação de investimentos e execução. Nesta quarta (28), empresários conheceram a proposta comercial do empreendimento, apresentada pela consultoria Balaio Design, que trouxe todo o detalhamento de oportunidades de negócios por perfil. Além de autoridades locais e representantes da comunidade, o evento, que foi realizado no Cerimonial Di Carla, em Muniz Freire, teve a presença do governador do estado, Renato Casagrande.

As projeções de impacto do projeto são animadoras: mais de 50 profissionais já envolvidos no projeto; mais de 20 empregos diretos e indiretos por fase; mais de 50% de crescimento do fluxo turístico regional. A previsão é de que, ainda este ano, sejam entregues o Museu e experiência dos cafés especiais; Espaço casa de farinha e serraria modelo de época; e Espaço de resgate histórico, do que foi uma senzala.

Os modelos de negócio apresentados englobam espaços de lazer, gastronomia, eventos, economia criativa, trilhas em meio à natureza, centro de memória, entre outros. No primeiro momento, o Complexo será implantado por meio de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) orientado por atrativos, no qual, cada área ou equipamento do Complexo, pode ser apadrinhado por investidores.

Nesse modelo de arranjo, o investidor realiza o aporte para restauração, reforma ou construção do atrativo específico presente no master plan e pode, conforme o modelo acordado, assumir ou não a operação do espaço. O prazo de maturação desses atrativos tem previsão de 12 a 36 meses, dividido nas fases de restauro e estrutura básica; experiência turística e cultural estruturada; e consolidação com a expansão do complexo.

A princípio, o Complexo Turístico será implantado por meio de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) orientada por atrativos. Nesse formato, cada área ou equipamento do Complexo pode ser apadrinhado por investidores. Na prática, o investidor realiza o aporte financeiro para a restauração, reforma ou construção de um atrativo específico previsto no plano mestre e, conforme o modelo acordado, pode assumir ou não a operação do espaço, seguindo sua própria estratégia de negócio.

Turismo impulsionado por vários agentes
Durante sua fala, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, ressaltou que o turismo é um tripé que inclui política pública, empreendedores e investidores. “O Governo do Estado está fazendo um forte investimento, de R$ 27 milhões, na promoção do destino Espírito Santo, apenas neste ano. O estado vem se posicionando como um destino promissor. O número de passageiros no aeroporto aumentou em mais de 400 mil, ultrapassando 3,5 milhões de pessoas, o que indica um crescimento significativo no fluxo de visitantes. O estado foi também destacado em publicação recente da Braztoa como um dos principais destinos para 2026”.

Rigo chama os empresários capixabas a investirem no Espírito Santo. “Acreditem e invistam no potencial turístico do nosso estado, antes que investidores de fora o façam”, reforça.

Já o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, celebra o progresso do município, exaltando a trajetória de desenvolvimento da região. “A Fazenda Santa Maria tem importância histórica para nossa região, e é um patrimônio do Espírito Santo e do Brasil. Foi necessária coragem para realizar a desapropriação, porque havia a preocupação de que a fazenda pudesse ser abandonada. Mas a visão mudou. A Fazenda agora é vista com potencial para desenvolvimento em nível municipal, regional (Caparaó), estadual e até nacional”, relata Dito.

Nenhum lugar pode se desenvolver se sua população não tiver ânimo. A região compreendeu que a solução para seus desafios deveria vir de dentro. Essa mobilização e autoestima renovada foram cruciais para transformar o município em um centro de progresso, um processo que observei de perto.

_Renato Casagrande, governador do Espírito Santo

O governador do estado, Renato Casagrande, fez uma retrospectiva de sua longa relação com o município, contrastando as dificuldades do passado com a realidade atual. “Muniz Freire tem demonstrado uma notável transformação ao longo dos anos. O progresso não se deve apenas a investimentos externos, mas, fundamentalmente, a uma mudança de mentalidade da população local”.

Na avaliação do governador, o desenvolvimento do município na agricultura, piscicultura e, especialmente, na produção de cafés especiais, foi impulsionado pela iniciativa da própria comunidade. “Nenhum lugar pode se desenvolver se sua população não tiver ânimo. A região compreendeu que a solução para seus desafios deveria vir de dentro. Essa mobilização e autoestima renovada foram cruciais para transformar o município em um centro de progresso, um processo que observei de perto”.

Projeção dos espaços que vão compor do Complexo Turístico, Ambiental e Cultural da Fazenda Santa Maria

Assista ao vídeo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcella Andrade: (27) 99265-4487 / [email protected]

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

Cleci Krüger: (27) 99964-0230 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas