Dois artesãos capixabas foram premiados nesta quinta-feira, 17 de novembro, em evento no Rio de Janeiro, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro. A artesã Mikka Wentz e o mestre Domingos Teixeira Marques estão entre os vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Esta é a 5ª edição do prêmio, que reconhece o trabalho de artistas de todas as partes do país.
“É um orgulho termos capixabas nesta lista de reconhecimento nacional. Esta é uma premiação que abre portas para que os produtos capixabas acessem outros mercados e sejam ainda mais valorizados e reconhecidos”, destaca o analista do Ser viço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), José Guilherme Pella.
Premiados
Focada na produção de arranjos, adornos e decorativos bionaturais, Mikka Wentz vem conquistando o mercado capixaba e nacional. Suas flores de papel já estiveram presentes até em novelas. O convite para produzir mais de 8,5 mil flores para uma única cena veio após participar de uma feira de alcance nacional. E tudo isso antes da premiação no TOP 100 de Artesanato.
“Este prêmio é o reconhecimento da inovação da unidade produtiva, daquilo que você vem fazendo, da sua visão de mercado e como apresenta essas novidades para o mercado. É um grande incentivo para as minhas criações”, re força Wentz.
Opinião compartilhada pelo mestre Domingos Teixeira Marques. “É um incentivo para que eu possa continuar lutando pela preservação da cultura e afirmando de que estou no caminho certo. E embora esse caminho seja de muito trabalho árduo, vale a pena acreditar e dedicar tanto amor a minha profissão”, diz o artesão.
Por sinal, o título de mestre conquistado por Domingos vem tanto de sua atuação como mestre de Congo quanto de mestre artesão. Aos 16 anos de idade ele já produzia os instrumentos da banda de Congo Folclórico de São Benedito, naquela época dirigida pelo mestre Antônio Rosa. E até hoje segue criando os instrumentos, a exemplo das casacas, para grupos de Congo, Jongo e Folia de Reis.
“Esse prêmio contribuirá de forma extremamente positiva, dando uma maior visibilidade cultural ao Estado do Espírito Santo, que além do Congo, possui outras diversas manifestações culturais importantes”, comemora mestre Domingos.
Top 100 de Artesanato
A quinta edição da premiação recebeu a inscrição de 1.208 artesãos de todas as regiões do país. Os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 5ª Edição, que se torna um diferencial no mercado.
O prêmio ainda inclui a produção e o lançamento de um catálogo comercial com informações dos premiados, além de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas, a serem divulgadas no site do Sebrae.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-