Os amantes da gastronomia italiana e do turismo de experiência podem ficar atentos. Entre os dias 28 e 30, deste mês, acontece em Santa Teresa, a quarta edição do Festival Nostra Cucina, um circuito gastronômico que vai oferecer pratos exclusivos, entradas, petiscos, doces e sobremesas especiais em mais de 30 endereços teresenses, que vão desde os restaurantes, cafeterias, queijarias até as hospedagens da região.
Pratos como risotto de tomatinho com páprica defumada e pollo al limone; gnocchi de batata ao molho alfredo trufado com filé mignon grelhado e crocante de mexerica; e Fettuccine Alfredo com Camarão, Bacon e Espinafre serão algumas das opções disponíveis durante os dias do Festival. Os valores variam entre R$10 e R$230.

Quem está preparada para receber os visitantes durante o Nostra Cucina, é a empreendedora e produtora rural Lourdes Ferolla, da Pousada Chalé Azzul. Quem for visitar o empreendimento vai vivenciar um verdadeiro turismo de experiência, podendo colher limão siciliano no pomar, experimentar o licor produzido da fruta, batizado de Limoncello, além de ter acesso aos pratos exclusivos, pensados para o Nostra Cucina, como o Risotto de tomatinho com páprica defumada e pollo al limone, assim como o Fettuccine Alfredo com camarão, bacon e espinafre.
Segundo Loudes Ferolla, foi durante a pandemia do Coronavírus que ela deixou a administração de suas lojas em Vitória para se tornar produtora rural em Santa Teresa, daí veio produção do limão siciliano, tudo com o apoio do Sebrae. “O Sebrae tem sido meu parceiro nessa jornada de empreendedorismo, são detalhes, são sugestões e dicas que me fizeram chegar aqui como produtora rural de limão siciliano na nossa propriedade, inovamos e passamos a produzir também o licor que chamamos de Limoncello, conectando tudo isso com o turismo de experiência, tudo isso contando com o apoio do Sebrae e outras instituições”, disse a empreendedora.

Para o proprietário do Restaurante Magazzino Fioravante, Diomedes Mognato, mais conhecido como Didi, que também é um dos idealizadores do Nostra Cucina, o Festival foi pensado para acontecer em época de menor fluxo de pessoas na região, o intuito era tirar a ociosidade das cozinhas dos restaurantes da cidade, por isso, o nome Nostra Cucina. “O Festival acontece dentro das nossas cozinhas, em cada restaurante, nas cafeterias, pousadas, entre outros empreendimentos como pousadas. Hoje, o evento vai além de ser um simples festival, ele fortalece o empreendedorismo da região e movimenta a economia local”, ressaltou
Além da gastronomia, os visitantes vão poder contar com o Nostra Cultura, a programação cultural do evento, que conta com apresentações musicais, danças típicas, entre outras manifestações culturais.
Para a analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Geisa Almeida Moreira, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) em Aracruz, esse evento acontece com a finalidade de fortalecer a economia local e desenvolver os pequenos negócios da região.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-