ASN ES Atualização
Compartilhe

ESTour: Salão Capixaba de Turismo ganha adesão de representantes do trade nacional

Evento vai reunir operadoras nacionais e internacionais, agentes de viagem, jornalistas, influenciadores, rodadas de negócios, produtos e experiências
Por Marcella Andrade
ASN ES Atualização
Compartilhe

O trade turístico brasileiro já recebeu a mensagem: o Espírito Santo está trabalhando para se tornar um dos destinos mais competitivos do país, e, para isso, conta com uma governança bem articulada. Depois do anúncio do ESTour – Salão Capixaba de Turismo, na Festuris Gramado, no mês de novembro, o evento vem se consolidando com a confirmação da participação de grandes players do segmento. Com realização da Cooperativa de Eventos e Turismo do Espírito Santo (Cooptures), o ESTour tem como parceiros de execução o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES); o Conselho Estadual de Turismo (Contures); e a Câmara Empresarial de Turismo do ES, do Sistema Fecomércio-ES.

Este mês, representantes do grupo de realizadores do ESTour cumpriram uma agenda estratégica com apresentações para as operadoras HotelDo, Azul Viagens e CVC, além da agência Decolar, em São Paulo, garantindo as presenças desses nomes de peso no Salão Capixaba de Turismo. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, e a Panrotas, referência nacional na produção de conteúdo para o profissional de turismo, que já haviam sinalizado interesse em fazer parte do ESTour, também foram visitadas, oficializando a participação no evento.

“O Salão Capixaba de Turismo é uma feira de negócios estratégica, que vai funcionar como uma grande vitrine do Espírito Santo. A ideia é consolidar o movimento de reposicionamento do estado no mercado turístico nacional. Esperamos aproximadamente 300 agentes de viagem, 20 a 30 operadoras, influenciadores e jornalistas. Tudo isso com o propósito principal de conectar a oferta turística capixaba com o mercado nacional”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. Ainda segundo Rigo, a meta é aumentar a ocupação hoteleira, atualmente em 30%, e projetar o Espírito Santo como o “hit do Brasil” em 2026, transformando a percepção do destino.

Representantes do grupo de realizadores do ESTour se reuniram com a agência Decolar, em São Paulo
Braztoa oficializou sua participação no evento após encontro com representantes do Contures, Sebrae/ES e Setur
Portal Panrotas confirmou sua cobertura jornalística durante todos os dias do ESTour. Foto: Emerson Souza

O evento, a ser realizado no Aeroporto de Vitória, terá a duração de quatro dias: 25 e 26 de abril de 2026 (com foco B2B – business to business), e 27 e 28 de abril abertos para o público final (B2C – business to consumer). A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Zurich Airport Brasil reforçam o time de apoiadores.

Oferta turística
A experiência para os profissionais convidados será imersiva, combinando famtours (visitas técnicas e vivências práticas) com uma exposição cenográfica que representará a diversidade da oferta capixaba. A área expositiva será organizada por segmentos e destinos, e incluirá uma “Arena de Conhecimento” com capacitações rápidas sobre o Espírito Santo. A seleção dos produtos e destinos para a feira terá como critério principal a maturidade e a estrutura para operar no mercado nacional, especialmente a existência de hospedagem adequada.

Após análise, a oferta turística do Espírito Santo foi organizada em seis segmentos principais, baseados na motivação do viajante: Praia; Agroturismo; Cultura e Patrimônio; Eventos e Negócios; Natureza; e Gastronomia. Para cada segmento, foram identificados subprodutos, destinos-chave e mercados emissores prioritários. “Com esse planejamento organizado será possível promover um direcionamento mais eficaz das ações de marketing e da seleção de agentes de viagem. Os quatro eixos principais a serem destacados na feira serão: Aventura e Parques Naturais; Montanhas; Religioso; e Sol e Praia.

Saiba mais:

O que? ESTour – Salão Capixaba de Turismo
Quando
: 25 e 26 de abril de 2026 (com foco B2B – business to business); e 27 e 28 de abril abertos para o público final (B2C – business to consumer)
Onde: Aeroporto de Vitória

O evento vai reunir:

  • Operadoras nacionais e internacionais
  • 300 agentes de viagem em uma famtour
  • Jornalistas e influenciadores especializados em turismo
  • Destinos capixabas, produtos e experiências
  • Rodada de negócios qualificada
  • Palestras e capacitações
  • Área de cultura e gastronomia

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Azul Viagens
  • Contures
  • Cooptures
  • Decolar
  • Embraer
  • EStour
  • Governo do Estado do Espírito Santo
  • Salão Capixaba de Turismo
  • Sebrae/ES
  • Setur
  • Zurich