ASN ES Atualização
Compartilhe

Nova lei estadual cria Fundo de Aval do Microcrédito no Espírito Santo

O GARANTIR-ES foi sancionada nesta quinta-feira (25/05), pelo governador Renato Casagrande, durante solenidade no Palácio Anchieta.
Por Redação
ASN ES Atualização
Compartilhe

O Fundo de Aval do Microcrédito do Espírito Santo – GARANTIR-ES – vai contribuir diretamente com o desenvolvimento do empreendedorismo no Espírito Santo. “A lei sancionada pelo governador Renato Casagrande, além de favorecer as micro e pequenas empresas, assim como os microempreendedores individuais, com programas especiais de concessão de crédito e capacitação, também vai contribuir na redução de burocracia para o empreendedor conseguir o recurso que precisa e, assim, investir no seu pequeno negócio. Um reforço essencial para o desenvolvimento da economia e o crescimento do empreendedorismo no Espírito Santo”, pontua o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

A lei de criação do GARANTIR-ES foi sancionada nesta quinta-feira (25/05), pelo governador Renato Casagrande, durante solenidade no Palácio Anchieta. Criado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Fundo vai atender os Microempreendedores Individuais (MEIs), formais ou informais, Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e organizações econômicas de caráter coletivo e solidário, por meio de programas especiais de concessão de crédito e capacitação empreendedora.

“Quando consolidamos a Aderes como a grande apoiadora da economia solidária, do artesanato, do micro e pequeno empresário, a gente avança. A inadimplência é muito baixa, mas se alguém não pagar, o fundo garantidor tira o risco dos bancos e assim os juros acabam ficando menores. Foi um compromisso nosso de campanha a concessão de crédito com custo reduzido para os empreendedores”, disse Casagrande.

Este também será um Fundo de Aval para os créditos de alguns programas que a Aderes tem na categoria de microcrédito orientado e produtivo, contribuindo na redução de algumas etapas para a tomada de crédito pelos empreendedores ou para quem deseja ter um pequeno negócio. “Dependendo da situação, o empreendedor poderá conseguir o crédito sem a necessidade de ter um avalista”, explica o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini.

O GARANTIR-ES ainda vai permitir a negociação da taxa de juros, facilitando ainda mais a vida do empreendedor. A previsão é de que o Fundo de Aval comece a operar a partir do mês de agosto de 2023. “Com o Fundo de Aval vamos contribuir com o aumento de oportunidades de trabalho e renda por meio da criação, ampliação, modernização, transferência ou reativação de pequenos negócios, formais e informais, individuais e coletivos, promovendo a oferta de microcrédito produtivo e orientado”, reforça Gavini

A solenidade também contou com a presença da secretária de Estado de Mulheres, Jacqueline Moraes; dos deputados estaduais Alexandre Xambinho, João Coser e Tyago Hoffmann; do diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira (IJSN); além de representantes de entidades do setor do empreendedorismo.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-