Microempresas e empresas de pequeno porte têm a chance de potencializar seus negócios de forma gratuita. É o programa Brasil Mais Produtivo, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que está com inscrições abertas até o dia 31 deste mês. A iniciativa oferece acompanhamento gratuito da empresa de quatro a seis meses por um Agente Local de Inovação (ALI) na implantação de soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados pelo seu negócio.
“As empresas inscritas no programa vão ter um acompanhamento de seis meses com o objetivo de aumentar a produtividade, ou seja, reduzir custos ou aumentar o faturamento. No final do programa, a gente compara a atuação da empresa com a atuação no início, chegando a um índice de aumento de produtividade. As empresas participantes no Espírito Santo tiveram, em média, 10,2% de aumento no faturamento e 22,5% de aumento na produtividade”, comemora o analista Natan Sarria, da Unidade de Competitividade e Produtividade (Ucop) do Sebrae/ES.
Os negócios que fizerem a inscrição dentro do número de vagas vão passar por uma metodologia gratuita em inovação, com o objetivo de aumentar a produtividade. Neste ciclo, foram abertas 300 vagas para empresas dos municípios da Grande Vitória, de Venda Nova do Imigrante, Colatina, Linhares e São Mateus. As vagas são limitadas e já estão chegando ao fim. Ainda há oportunidades nos municípios de Colatina, São Mateus e Venda Nova. Os interessados podem fazer as inscrições neste link.
Quem pode participar?
Para participar do programa, a empresa deve estar classificada nas categorias microempresa ou empresa de pequeno porte. Microempreendedores individuais (MEI) não estão elegíveis para participar, e negócios que já participaram do programa em anos anteriores também não podem se inscrever novamente.
“O período para as inscrições termina dia 31 e depois disso, as empresas interessadas só vão poder se inscrever no próximo ciclo do programa, que tem previsão para dezembro deste ano ou janeiro do ano que vem. Então é importante garantir a vaga já”, ressalta Natan.
O programa é 100% subsidiado pelo Sebrae e pelo Ministério do Desenvolvimento, com apoio do Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.