ASN ES
Compartilhe

Programa LIDER Central Serrana realiza o 2º Fórum de Desenvolvimento na região

O evento aconteceu no dia 16 de agosto, com o tema “Imigrantes, nossa origem, nossa força”, sendo apresentada a Agenda de Desenvolvimento Regional para a comunidade.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), por meio do Programa LIDER, realizou, no último dia 16 de agosto, no 2º Fórum de Desenvolvimento do Programa na região Central Serrana, com o tema “Imigrantes, nossa origem, nossa força”.

O Fórum reuniu participantes dos municípios de Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria De Jetibá, Santa Teresa e São Roque Do Canaã com o objetivo de apresentar o programa e seus benefícios à comunidade regional, além da agenda estratégica de desenvolvimento formulada para a região.

O documento foi construído durante a primeira etapa do programa, nos oito encontros de trabalho do LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional -, e levou em consideração as potencialidades da região, que tem forte característica de colonização europeia, com uma economia voltada para o agronegócio e turismo.

“A agenda foi uma construção coletiva, que mobiliza e conecta pessoas e instituições da região Central Serrana. Juntos eles pensaram estratégias para combater problemas locais e buscaram soluções que promovam o desenvolvimento sustentável da região, comprometendo-se com a implementação dessas medidas efetivas e transformadoras”, explica a coordenadora do programa Zenilda Rocha.

Entre os desafios propostos pela agenda, estão o apoio às cadeias produtivas da agricultura familiar a partir do uso de tecnologias e práticas de sustentabilidade, a estruturação de um modelo de turismo sustentável, que contemple a cultura, a identidade regional e os segmentos do agro e ecoturismo, e o estímulo a inovação e o empreendedorismo visando a competitividade dos negócios locais.

Entre os atores envolvidos na elaboração do documento, estão as lideranças regionais representativas dos setores público, privado e terceiro setor.

O evento aconteceu no Senac de Santa Teresa e contou com a presença do diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, os gerentes do Sebrae/ES, Eduardo Simões e Carla Bortolozzo Bassetti, o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, que também é um líder da região, o diretor regional do Senac do Espírito Santo, Richardson Schmittel, os prefeitos de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Itarana, entre outras autoridades políticas da região, além de empresários locais, instituições e entidades atuantes na região.

Programa LIDER

O programa LIDER-Liderança para o Desenvolvimento Regional surge como uma solução inovadora para viabilizar a atuação do Sebrae de forma integrada e personalizada nos inúmeros municípios do país. O objetivo é despertar, articular de maneira integrada e envolver os diversos líderes e organizações na tomada de decisões corresponsáveis, com a missão de promover transformações positivas na região a que pertencem.

“O Programa LIDER estimula a economia colaborativa local, forma líderes e cria novas oportunidades de negócios que dão dinamismo à região. Com este programa, o Sebrae/ES cumpre sua função de melhorar o ambiente do pequeno negócio, contribuindo com o desenvolvimento sustentável”, destaca o gerente do Sebrae/ES, Eduardo Simões.

Uma das premissas do programa é que o desenvolvimento só é possível a partir de uma identidade compartilhada, que se apoia em um relacionamento de confiança e de cooperação entre atores do território para a construção de uma visão participativa de futuro que oriente os planos de desenvolvimento e os projetos para mudança.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-