ASN ES Atualização
Compartilhe

Sebrae e prefeitura de Marataízes concluem projeto “Educação que Transforma” com entrega de livro paradidático

A iniciativa, que faz parte do Programa Cidade Empreendedora, alcançou 38 escolas e mais de oito mil alunos do município.
Por Débora Pedroza
ASN ES Atualização
Compartilhe

Marataízes viveu um momento histórico nesta sexta-feira (12) com o encerramento do projeto “Educação que Transforma: Nossa História e Nossa Gente”, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com a Prefeitura Municipal que marcou o ano letivo de 2025. A finalização dos trabalhos resultou na entrega de um livro paradidático para as escolas do município.

O evento que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação reuniu o prefeito de Marataízes, Antônio Bitencourt; o secretário de Educação do município, Jorge Luiz Benevides de Oliveira; o Superintendente do Sebrae, Pedro Rigo; o diretor de atendimento, José Eugênio Vieira; o procurador de educação da cidade, além de diretores escolares, para celebrar os resultados de um trabalho que vai muito além da sala de aula, visa valorizar a identidade cultural e histórica do município.

Ao longo do ano, 38 escolas aderiram ao projeto, que teve como objetivo principal aproximar os estudantes da história local, conectando passado e presente por meio do turismo como fio condutor. O ponto alto do encontro foi a entrega do livro paradidático “Identidade Maratimba: uma história para chamar de minha”, produzido especialmente para servir como fonte de consulta e inspiração para alunos e professores.

Segundo a analista da Unidade Regional Sul, Kelly Machado Premoli, o livro é um convite para mergulhar na trajetória de Marataízes, desde o período pré-colonial até os dias atuais, revelando curiosidades, fatos marcantes e a riqueza cultural que molda a cidade. “Queremos que nossos jovens compreendam a importância da história local e percebam como ela se conecta ao desenvolvimento do turismo, um setor vital para nossa economia e identidade”, destacou a coordenadora do projeto.

O secretário de Educação de Marataízes, Jorge Luiz Benevides Oliveira, destacou a importância do projeto que lança um livro em parceria com o Sebrae para valorizar a história do município. “A iniciativa busca despertar nos alunos o sentimento de pertencimento e identidade com a cidade, reforçando que conhecer a história local é essencial para criar vínculos e fortalecer o amor pelo lugar onde vivem. Queremos que nossos estudantes entendam que Marataízes é o melhor lugar para estar e morar”, afirmou o secretário.

Claudete Nunes Fernandes, diretora da escola municipal mais antiga, a José Marcelino, ressaltou a relevância do projeto para Marataízes. “A iniciativa promoveu um verdadeiro resgate cultural, envolvendo alunos na pesquisa sobre a origem dos nomes das escolas e sua história. Foi sensacional ver os estudantes como protagonistas, indo a campo, entrevistando ex-diretores, professores e funcionários. Eles se empenharam tanto que o projeto durou o ano inteiro”, destacou.

Superintendente do Sebrae e prefeito de Marataízes com suas equipes

Já o gerente da Unidade Regional Sul do Sebrae, Ivair Segheto, destacou a importância do encerramento do projeto de educação que integra o Programa Cidade Empreendedora. Segundo ele, mais de 8 mil alunos participaram da iniciativa ao longo do ano, que culmina com a entrega de exemplares do material de pesquisa às escolas, disponibilizados nas bibliotecas para acesso dos estudantes. “Esse trabalho valoriza a história do município e reforça o conhecimento local”, afirmou.

O superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, ressaltou a relevância do projeto como instrumento para promover desenvolvimento, cultura e identidade local. Ele destacou que levar temas como empreendedorismo, turismo e história para dentro das escolas é um desafio nacional, mas que Marataízes se tornou exemplo ao envolver praticamente 100% das unidades de ensino. “Quando as crianças conhecem a história do município, elas levam esse conhecimento para casa, envolvendo suas famílias e fortalecendo a cultura local. Isso reverbera no turismo e na economia, preparando a cidade para receber visitantes e crescer de forma sustentável”, afirmou.

Pedro Rigo, agradeceu os gestores e educadores pelo engajamento e reforçou o compromisso do Sebrae em ampliar iniciativas como essa em todo o Espírito Santo. “O projeto “Educação que Transforma” não apenas entregou resultados concretos, mas também plantou sementes para um futuro em que conhecimento e pertencimento caminham juntos”, finalizou.

Confira:

• Identidade Maratimba: uma história para chamar de minha

• Guia Temático e de Aplicações Educacionais: Marataízes

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Cidade Empreendedora Mais
  • Educação que transforma
  • Empreendedorismo
  • marataízes