O Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Espírito Santo (CIM Noroeste) em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), realizou na tarde nesta quarta-feira (10) o ato solene de entrega dos resultados do projeto Decola Turismo, no município de Águia Branca, com a participação de 15 municípios.
O objetivo da ação estratégica é fortalecer os empreendimentos locais, estruturar novos produtos turísticos e consolidar a região como destino integrado, o projeto promoveu ao longo de um ano a formatação de experiências turísticas, a qualificação de mais de 180 empreendedores e a roteirização dos principais atrativos do território. As ações também incluíram melhorias no posicionamento das marcas, presença digital e estratégias de visibilidade para os negócios da região.
Como resultado do trabalho realizado, os 15 municípios que integram o CIM Noroeste, receberam um portfólio turístico resultado do trabalho realizado na região. Além disso, o evento também contou com a realização da Assembleia da instituição, em que foi entregue aos prefeitos um óculos de realidade virtual. O objetivo é que os municípios possam apresentar de forma imersiva os atrativos de sua região em feiras e eventos.
Segundo o presidente do CIM Noroeste, Augusto Astori Ferreira, mais conhecido como Gutim, o Decola Turismo simboliza um marco para o desenvolvimento regional.
“É o início de uma nova fase para o turismo do Noroeste, que agora se apresenta de forma organizada, inovadora e integrada. O trabalho coletivo mostra que o território tem vocação para crescer e atrair visitantes de todo o Espírito Santo e do Brasil”, destacou o presidente do CIM Noroeste.
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, que destacou que a instituição participa de forma técnica no projeto, o turismo é uma ferramenta estratégica de transformação. “Acreditamos no turismo, principalmente o turismo de experiência, como motor de desenvolvimento. O Decola Turismo mostrou que, com união de esforços, os pequenos negócios podem se fortalecer e ganhar visibilidade no mercado”, ressaltou Pedro Rigo.
A gerente da Unidade Regional Central do Sebrae, Carla Bortolozzo, destacou os impactos positivos do programa Decola Turismo, contratado pelo CIM Noroeste.
“Hoje apresentamos os resultados de uma iniciativa que transformou 167 empreendimentos turísticos em 15 municípios. O Decola Turismo foi essencial para fortalecer a presença digital dos negócios, com identidade visual reformulada, posicionamento estratégico no marketing digital e estruturação no Google Meu Negócio. Criamos experiências únicas para cada empreendimento, valorizando o que eles têm de melhor. Além disso, entregamos materiais profissionais, como fotos, vídeos e roteiros, que agora disponibilizamos aos envolvidos para divulgação. Foi um trabalho feito a várias mãos, que só foi possível graças à união entre o consórcio, o Sebrae e os empreendedores, que descobriram o valor do que têm em suas próprias regiões”, finalizou Carla.
-
O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e a gerente Carla Bortolozzo na entrega do Decola Turismo
A consultora do Sebrae, Fernanda Simoura, responsável pela execução técnica do projeto também ressaltou o caráter inovador da iniciativa. Ela disse que o diferencial do Decola Turismo foi dar protagonismo aos empreendedores.
“Vivemos um processo intenso de imersão no território, ouvindo histórias, mapeando potencialidades e cocriando soluções junto às comunidades. O grande legado é mostrar que cada município tem vocação e identidade próprias, mas que unidos conseguem se posicionar de forma mais competitiva e atrativa no turismo capixaba.”
O Decola Turismo deixa como legado um portfólio de experiências, um guia turístico da região, uma identidade territorial consolidada e ações inovadoras que ampliam as oportunidades de promoção, competitividade e geração de renda para as famílias empreendedoras do Noroeste Capixaba.


