O município de Cachoeiro de Itapemirim deu início ao Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional Central Sul, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que visa mobilizar lideranças locais para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável dos territórios capixabas.
O evento é uma realização do Sebrae/ES, com o apoio das prefeituras dos municípios de Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.
Segundo o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Acesso ao Crédito, Eduardo Simões, o Programa LIDER tem como foco a integração e preparação de líderes dos setores público, privado e do terceiro setor, promovendo a construção de uma visão compartilhada de futuro e a elaboração de uma agenda estratégica para o desenvolvimento regional. A metodologia inclui encontros periódicos, oficinas práticas e consultorias especializadas, com duração de aproximadamente 11 meses.
Durante esse período, os participantes serão estimulados a identificar os principais desafios e oportunidades da região, propor soluções conjuntas e implementar ações estruturantes que promovam o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
“O programa é uma estratégia de consolidação da governança territorial, com as agendas sendo propostas em um pensamento coletivo, por meio de uma metodologia aplicada pelos nossos consultores. A partir dos encontros dos líderes, que chamamos de oficinas, é elaborada uma agenda com as iniciativas que devem ser trabalhadas na região. Tudo isso é apresentado à sociedade, e essa governança que foi formada continuará discutindo os assuntos relacionados aos temas do território. O foco é promover o desenvolvimento local”, explicou Eduardo Simões.
A gestora estadual do Programa LIDER, Zenilda Rocha, afirmou que o LIDER é mais do que um programa de capacitação: é um processo de transformação territorial baseado na colaboração, inovação e protagonismo local. A expectativa é que, ao final do ciclo, a região esteja mais preparada para atrair investimentos, fortalecer o empreendedorismo e consolidar uma governança regional eficiente.
Para o gerente da Unidade Regional Sul do Sebrae/ES, Ivair Segheto, o programa promove uma conexão entre pessoas com o intuito de discutir problemas comuns e encontrar soluções conjuntas para o desenvolvimento da região.
“O LIDER vai trabalhar toda a região, com seus 11 municípios. A metodologia do programa promove a união das lideranças do território, com foco no diagnóstico das problemáticas existentes. Com isso, elas vão construindo uma agenda propositiva que visa soluções coletivas. Com essa agenda, têm a oportunidade de negociar, pleitear recursos e investimentos na região e, dessa forma, alcançar o desenvolvimento”, destacou Ivair.
O secretário-executivo do Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Meses), Ricardo de Lima, demonstrou otimismo em relação à nova metodologia apresentada pelo Sebrae/ES no contexto do desenvolvimento regional. Com mais de 25 anos de experiência na área, Ricardo afirmou estar entusiasmado com a proposta e destacou a importância de superar o individualismo entre os municípios do Sul capixaba. “A região precisa identificar projetos prioritários e deixar de lado a ideia de que cada cidade deve buscar benefícios isoladamente”, afirmou.
-
Oportunidades que promovem mudanças
O vice-presidente da Federação da Agricultura e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Wesley Mendes, destacou que o lançamento do Programa LIDER representa mais do que uma oportunidade — é uma necessidade urgente para o desenvolvimento da região Central Sul do Espírito Santo. Ele ressaltou que, embora o setor agropecuário seja essencial, é fundamental considerar toda a cadeia produtiva, incluindo comércio, indústria de transformação, poder público e, principalmente, o turismo, apontado como um dos maiores potenciais do Estado. “Essa não é apenas mais uma oportunidade, é uma chance única de pensar a região sem fronteiras e transformar, com o apoio do Sebrae, o nosso território em um exemplo de desenvolvimento integrado”, afirmou.
Já o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio, reforçou a importância do Programa LIDER como uma resposta estratégica aos desafios enfrentados em cada localidade. Com experiência em diferentes contextos de desenvolvimento regional, ele destacou que o trabalho realizado nos últimos anos contribuiu para consolidar o entendimento sobre o papel do LIDER. “É fundamental, para o desenvolvimento de uma região, que os líderes busquem alternativas em conjunto. E esse é justamente o momento de união. Acredito muito nesse projeto”, afirmou.

-
Programa LIDER impulsiona desenvolvimento regional no Caparaó, afirma secretário de Turismo de Jerônimo Monteiro
O secretário municipal de Turismo, Paulo Filho, destacou a importância do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional – para o fortalecimento da região do Caparaó. Segundo ele, a iniciativa foi essencial para alinhar os interesses dos municípios e promover um crescimento mais equilibrado e estratégico.
“Enquanto cada município do Caparaó estava demandando suas intenções de forma isolada, a região não conseguia avançar de maneira igualitária. O LIDER trouxe esse entendimento de que abraçar a região como um todo era a chave para o desenvolvimento”, afirmou o secretário.
Para Paulo Filho, o Caparaó já possui riquezas naturais reconhecidas, mas carecia de um avanço institucional que promovesse ações conjuntas e estruturadas. “Faltava algo que levasse a região para frente, além do que a natureza já oferece. O LIDER trouxe esse entendimento de que é preciso desenvolver a região como um todo, com planejamento e cooperação entre os municípios”, completou.
A região do Caparaó é conhecida por suas belezas naturais, como o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira, além dos cafés especiais. O Caparaó Capixaba tem se consolidado como um destino turístico em ascensão no Espírito Santo e, com a implementação de programas como o LIDER, a expectativa é que o território avance também em infraestrutura, governança e geração de oportunidades.

-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.